Ergonomia

Páginas: 6 (1258 palavras) Publicado: 15 de março de 2014
Projeto Ergonômico




Empresa de



Assessoria




TST 34

Projetos de Ergonomia
O que é Ergonomia?

“Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento”.
Ergonomics Research Society

“AErgonomia objetiva modificar os sistemas de trabalho para adequar as atividades nele existentes às características, habilidades e limitações das pessoas com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro”.

ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia).

É o estudo da adaptação do trabalho ao trabalhador!                                                                                      Observa-se que a adaptação ocorre do trabalho para o homem. Isso significa que a ergonomia parte do conhecimento do homem para fazer o projeto do trabalho, ajustando-o às capacidades e limitações humanas. Na visão da Ergonomia, o trabalho abrange não apenas o mobiliário, as máquinas e os equipamentos utilizados pelos trabalhadores, mas também toda a situação em que ocorre relacionamento entre ohomem e seu trabalho. Isso envolve não somente o ambiente físico, mas também os aspectos cognitivos e organizacionais.

Ergonomia física contempla: Anatomia humana, antropometria, fisiologia, biomecânica, estudo das posturas no trabalho, movimentação manual de cargas, LER / DORT, projeto de posto de trabalho, condições ambientais, etc.

Ergonomia Cognitiva contempla: Processos mentais detrabalho, estudo da carga mental de trabalho, relações interpessoais, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem-máquina, stress e treinamento (capacitação), etc.

Ergonomia Organizacional contempla: Organização temporal do trabalho, exigência de tempo, conteúdo do tempo (tempo produtivo X improdutivo), modo operatório, ritmo de trabalho, trabalho em grupo, normas e procedimentosoperacionais, comunicações, cultura organizacional, gestão da qualidade, etc.
Legislação em Ergonomia

A portaria 3.751 de 23 de novembro de 1990, através da Norma Regulamentadora n° 17 (NR 17 - ERGONOMIA) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estabelece os parâmetros mínimos para adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionarum máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Segundo subitem 17.1.2 da NR-17:
"Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.

Nota: Para melhorinterpretação desta norma recomenda-se consultar o Manual de Aplicação da NR-17, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no ano de 2002. Conforme link abaixo: http://www.mte.gov.br/seg_sau/pub_comissoes_cne_manualdeergonomia.pdf
Por que investir em Ergonomia? 
1 - Ergonomia é lei!

2 - Segundo o INSS, as LER / DORT já estão entre as principais causas de afastamentos do trabalhono Brasil;

3 - A ausência da Ergonomia gera custos com:
- Assistência médica
- Afastamentos
- Treinamento nas substituições
- Atividades industriais paralisadas
- Problemas de produtividade
- Causas na justiça trabalhista (geralmente de custo elevado)

4 - NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário): 
O ônus da prova em casos de distúrbios e doenças do trabalho agora é doempregador!

5 - O valor do SAT (Seguro Acidente do Trabalho): Empresas que investem em Segurança e Saúde Ocupacional e comprovam efetivo controle dos riscos ocupacionais, terão o valor do SAT diminuído até a metade do valor pago atualmente (a partir de 2010);
                               
6 - Em grande parte dos casos o custo de não fazer (Ergonomia) se torna maior do que o custo de se fazer;  ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia,
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!