ergonomia

Páginas: 6 (1286 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
Relatório 4 – Conclusão do Projeto.
O surgimento da informática tem influenciado expressivamente as atividades cotidianas dos indivíduos, melhorando tanto a qualidade quanto a agilidade de serviços, facilitando as atividades e aumentando a eficiência dentro dos ambientes de trabalho.Esse avanço tecnológico apresenta resultados positivos, mas ocorrem, paralelamente, conseqüências negativas, comoproblemas de saúde, advindos do uso prolongado de computadores.O estudo dos postos de trabalho informatizados é de grande importância, em função da busca pela interação de fatores, como equipamento, mobiliário, usuário, ambiente e diversidade de tarefas. Com o aumentode postos de trabalho informatizados houve, conseqüentemente, o aumento de problemas de saúde, decorrentes dos riscos ergonômicospresentes nesses ambientes usuários. É possível e necessário minimizar os desconfortos, advindos do grande tempo de permanência nestes locais, sem deixar de oferecer uma estética agradável no ambiente. O desafio está em propor postos de trabalho informatizados que atendam a um maior número de usuários, levando em consideração suas características anatômicas, fisiológicas e antropométricas.
A ABNTdispõe de normas regulamentadoras relacionadas aos postos de trabalho informatizados, abrangendo desde o mobiliário (mesa e cadeira) até os fatores ambientais (iluminação, ruído e temperatura efetiva). Tais normas atuam como ferramentas de auxilio para a concepção desses ambientes de trabalho. A importância deste estudo está em avaliar a situação ergonômica dos postos de trabalho informatizados deuma empresa florestal e traçar medidas que proporcionem uma situação de trabalho segura, saudável, funcional e confortável.Risco é definido por Cidade (2005) como a probabilidade do perigo causar algum desconforto, lesão, distúrbio ou, até mesmo, doença ocupacional ao usuário, dependendo da frequência e exposição. Segundo Possibom (2001) os riscos ocupacionais podem ser classificados em riscosfísicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes; de acordo com a sua natureza específica. Em comparação com o trabalho tradicional de escritório, as condições de trabalho em postos informatizados são mais severas, pois as inadaptações ergonômicas desses postos produzem consequências bastante incômodas. Provocam fadiga visual, dores musculares no pescoço e ombros, além de dores nos tendões dosdedos; em casos mais graves, transformam-se em doença ocupacional, conhecida como distúrbio osteo-muscular relacionado ao trabalho (DORT) (IIDA, 2005).Segundo Iida (2005), o ruído pode ser definido como um estímulo auditivo, que não contribui, positivamente, para a tarefa em desempenho. Conforme Rio (1999), o ruído é um dos itens mais importantes da saúde ocupacional, no que se refere ao controle,para que o mesmo não gere lesões do aparelho auditivo, fadiga auditiva e efeitos psicofisiológicos negativos, relacionados ao estresse psíquico. O mesmo autor enfatiza que, trabalhos que exijam um maior nível de concentração, como os de escritório, são facilmente perturbados por níveis excessivos ou inadequados de ruído. Para este tipo de trabalho, o nível máximo recomendado é de 65 decibéis.Umapessoa dificilmente nota o clima do interior de uma sala enquanto ele é confortável; quando ele se desvia desse padrão de conforto percebe-se incômodo pelos indivíduos presentes nesses ambientes (KROEMER, 2005).
A primeira condição para o conforto é o equilíbrio térmico, ou seja, a quantidade de calor ganho pelo organismo deve equivaler à quantidade de calor cedido para o ambiente. Tal situação,no entanto, não é suficiente para se garantir o conforto térmico. O sistema termorregulador do organismo é capaz de fazer várias combinações entre as variáveis ambientais e individuais; apenas uma faixa estreita dessas variáveis é considerada confortável (IIDA, 2005). Segundo o mesmo autor, temperaturas acima de 24°C estimulam sonolência nos trabalhadores e, abaixo de 18°C, os trabalhadores,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia,
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!