Ergonomia e visão

Páginas: 6 (1278 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Indicie

Introdução…………………………………………………………………………………………… Pág. 3
A Visão………………………………………………………………………………………………… Pág. 4
Iluminação…………………………………………………………………………………………… Pág. 5
Os Olhos……………………………………………………………………………………………… Pág. 5
Adaptação da vista……………………………………………………………………………… Pág. 6
Fadiga Visual………………………………………………………………………………………. Pág. 6
Riscos…………………………………………………………………………………………………. Pág. 7Dicas Gerais………………………………………………………………………………………… Pág. 8
Conclusão…………………………………………………………………………………………… Pág. 9











Introdução

Neste contexto defino ergonomia como a ciência que adapta os equipamentos/ máquinas às características físicas e psicológicas dos trabalhadores. Esta permite aumentar a eficácia do trabalho, prevenir a fadiga, diminuir o número de acidentesde trabalho e diminuir a incidência de doenças profissionais.
Desta forma a ergonomia toma um aspecto essencial no campo da visão, sendo em muitas profissões um aspecto fundamental, nomeadamente, os soldadores, onde é necessário utilizar dispositivos de protecção adequados para a segurança do trabalhador e ergonomicamente bem concebidos. Temos também o caso dos informáticos que passam o diasentados em frente a um ecrã, e posto isto, têm que fazer pausas repetitivas ao longo do dia, para que a sua visão tenha descontracção e fique relaxada.















A Visão

Todo o trabalho ocular corresponde a esforços de convergência e de acomodação, devidos a movimentos dos músculos oculares, o que obriga a um consumo de energia e, ao fim de algum tempo, àfadiga.
Todo o esforço em excesso, ligado a uma actividade, com o decorrer do tempo vai produzindo reduções que, mais tarde podem levar à perda parcial ou total da vista, além de outros acidentes.
Este facto, aconselha a ter o maior cuidado na formação dos ambientes luminosos em que se trabalha ou se pratica uma actividade de tempos livres. Sendo assim, deve procurar-se um nível de iluminação,de acordo com o género de trabalho, reduzindo-se os contrastes de luz com uma iluminação uniforme.
Para conservarmos a visão, devemos atender às seguintes recomendações:

* Ajuste ao trabalho do nível de iluminação;

* Até determinados limites, a visibilidade melhora com a luminosidade;

* O uso de uma luz branca permite uma descriminação visual mais perfeita do que ascolorações com tonalidades azuis ou vermelhas, o que reduz a fadiga.









Iluminação

Muitas vezes esquecemos a importância da iluminação, tanto nas nossas casas como no trabalho, devido ao facto dos olhos terem capacidade de se adaptar às condições existentes. A iluminação inadequada dificulta o trabalho, afecta a saúde e contribui para o aumento dos acidentes. Tanto umailuminação fraca como uma forte demais, pode igualmente causar problemas com os olhos.
Para a maioria dos trabalhos é preciso ter boa vista. Ser obrigado a trabalhar com iluminação inadequada pode provocar cansaço, esgotamento, dores de cabeça, etc.














Os Olhos

Os olhos são semelhantes a uma máquina fotográfica, quando um raio luminoso alcança os olhos, écaptado por um sistema de cristais, composto pela córnea, câmara ocular anterior, cristalino, humor vítreo e globo ocular. Na retina, que desempenha a função de película sensível à luz na máquina fotográfica, forma-se a imagem do que vemos nesse momento.
A íris, que é a parte colorida do olho, funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica. No meio da íris há uma abertura que se chamapupila. Quando á muita luz a pupila contrai-se e, quando pelo contrário há pouca luz, a pupila expande-se para absorver mais luz. Os olhos precisam de maior quantidade de luz, para reproduzir a imagem na retina em ambientes pouco iluminados, do que nos que têm iluminação forte.













Adaptação da Vista

Os olhos não estão desenhados para focar objectos ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia,
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!