Ergonomia, saude, segurança e higiene na estética

Páginas: 15 (3634 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Escola Europeia de Estética

Trabalho de Ergonomia, Higiene, Saúde e Segurança no trabalho

Assunto: Fatores de risco e maneiras de prevenção na profissão de manicura e pédicure
Alunas:
Danielle Tatini
Liliane Barbosa
Elena Pelenita
Sara Barata

Índice

* O que é ser manicure e pedicure
* História da profissão
* Ergonomia, Higiene, Segurança, saúde no trabalho e suarelação com o trabalho de manicura e pedicura.
* Materiais necessários para Manicura e pédicure
* Sequência de embelezamento de mãos
* Riscos associados a manicura
* Sequência de embelezamento de pés
* Riscos associados a pédicure
* Pontos importantes a salientar
* Epi’s
* Esterilização

Manicura e Pédicure

A manicura e pédicure são tratamentos e cuidadosespecíficos realizados nas mãos e pés, respetivamente e estão intimamente relacionados com a beleza e saúde. Logo são tratamentos importantes por questões de imagem como também por motivos de saúde, porque estes são um reflexo do estado do nosso organismo.
Estes tratamentos tratam das unhas, as peles e delineiam as unhas de forma a embelezar, e ainda aplicam vernizes. Nesta aplicação de vernizes,podemos encontrar trabalhos de “artistas” em que a aplicação e conjugação de cores e brilhos dão uma nova dimensão à unha. A esteticista deve ter os conhecimentos e a aptidão para realizar bem os tratamentos de manicura e pédicure. 

História da profissão
A beleza e a imagem pessoal, desde tempos bem antigos, têm sido uma preocupação
de homens e mulheres.
Já na Antiguidade existia esse cuidadoem relação às roupas, aos adornos, ao corpo, ao rosto, aos cabelos e até às unhas.
Embora seja difícil afirmar como eram os hábitos das pessoas num período tão distante, os historiadores da moda – ou seja, quem estuda a trajetória da moda e como ela foi mudando ao longo do tempo – nos ensinam que os babilônios, que tinham o costume de implantar ouro sólido nas unhas, estão entre os primeirospovos a usar unhas pintadas.
Além dos babilônios, os chineses e os egípcios antigos também já cuidavam das unhas de diferentes maneiras.

A preocupação com as unhas na antiga China
Na China o costume de pintar as unhas teve início entre os anos 3500 a.C. e 3000 a.C. (antes de Cristo). Para isso, os chineses usavam uma mistura de goma-arábica, gelatina, clara de ovo e cera de abelha.
Na China, asunhas compridas eram sinal de nobreza. Além disso, as cores usadas não eram iguais para todos; elas mostravam a posição que homens e mulheres ocupavam na sociedade, não podendo ser escolhidas por motivos pessoais ou por gosto, como acontece hoje. Não existem muitas informações a esse respeito, mas sabe-se, por exemplo, que na China dos anos 700 a.C. (antes de Cristo) os tons dourados e prateadosó podiam ser usados pelos membros da família real. Bem mais tarde (no século 3 [III] a.C. [antes de Cristo]), as cores exclusivas dos imperadores passaram a ser o vermelho e o preto.

O costume de colorir as unhas no Egito
No Egito antigo, o material usado para colorir as unhas era uma tintura preparada com hena, corante extraído da planta Lawsonia inermis. A tinta era extraída da maceração desuas folhas (ou seja, as folhas eram moídas, por exemplo em um pilão, e o seu suco era extraído) que possuem um corante natural.
As mulheres egípcias mergulhavam as pontas dos dedos nessa tintura e as unhas adquiriam uma tonalidade negra. Com o passar do tempo, cores mais claras foram sendo adotadas.
Comparando os antigos chineses e egípcios, percebemos que cada povo usava um tipo de base paracolorir as unhas.
Durante seu reinado, a poderosa rainha Cleópatra criou uma lei dispondo que somente ela poderia pintar as unhas com a cor vermelha, ou seja a diferenciação social também se refletia nas cores usadas nas unhas. As classes populares tinham permissão para usar apenas os tons mais claros, enquanto a elite utilizava os mais escuros. Somente a família real egípcia podia usar as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ergonomia segurança e saude na estetica
  • Ergonomia, higiene e segurança do trabalho
  • Ergonomia, higiene e segurança do trabalho
  • Higiene saúde e segurança no trabalho
  • higiene segurança e saude
  • Higiene Saúde e Segurança no Trabalho
  • Higiene Saúde Segurança no Trabalho
  • Saude, higiene e segurança no trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!