ERGONOMIA PARA MOTORISTA

2855 palavras 12 páginas
O olhar da Ergonomia no posto de trabalho e no motorista de ônibus urbano

60

4
O olhar da Ergonomia no posto de trabalho e no motorista de ônibus urbano

4.1.
Conceituação e interações
Para Iida (2003), Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem. Segundo ele, sempre o homem se adapta ao trabalho, e não ao contrário, por isso a ergonomia é importante, pois ela parte do conhecimento do homem para fazer o projeto de trabalho de acordo com as limitações e

PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0410894/CA

capacidades do ser humano.
A Ergonomics Research Society definiu Ergonomia como o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento.
Para Chapanis (1994) apud Moraes (2003), “ Ergonomia é um corpo de conhecimentos sobre as habilidades humanas, limitações humanas e outras características humanas que são relevantes para o design. “
Projeto ergonômico é a aplicação da informação ergonômica ao design de ferramentas, máquinas, sistemas, tarefas, trabalhos e ambientes para o uso humano seguro, confortável e efetivo.
A palavra significante nestas definições é design, porque ela nos separa de disciplinas puramente acadêmicas como antropologia, fisiologia e psicologia”.
Hendrick (1991) propôs que a única tecnologia da ergonomia é a tecnologia da interface homem-sistema. A ergonomia é considerada uma ciência sobre o conhecimento das capacidades da performance humana, limitações e outras características e como elas se relacionam com o design de interfaces entre pessoas e outros componentes do sistema. Na prática, ergonomia diz respeito à aplicação da tecnologia da interface homem-sistema para o design ou modificação dos sistemas para realçar o sistema de segurança, conforto, eficácia e qualidade de vida.
Atualmente esta tecnologia possui pelo menos quatro

Relacionados