Ergonomia: método de avaliação de postura-owas

Páginas: 6 (1437 palavras) Publicado: 4 de maio de 2013
ERGONOMIA: MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE POSTURA-OWAS
 
O método OWAS surgiu com a necessidade de se identificar e avaliar as posturas inadequadas durante a execução de uma tarefa, que podem em conjunto com outros fatores, determinar o aparecimento de problemas músculos-esqueléticos, gerando incapacidade para o trabalho, absenteísmo e custos adicionais ao processo produtivo.
O desenvolvimento de umbom trabalho depende diretamente de um conjunto harmonioso composto pelo trabalhador, equipamentos e locais adequados para realização de tarefas. Estes fatores integrados irão determinar um melhor desempenho das atividades, bem como, uma melhor utilização dos recursos disponíveis. Assim, através da Análise Ergonômica do Trabalho é possível, não somente categorizar as atividades dos trabalhadores,como também estabelecer a narração dessas atividades permitindo, conseqüentemente, modificar o trabalho ao modificar a tarefa buscando a adaptação do trabalho ao homem;
A Norma Regulamentadora NR-17, estabelece parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores de modo a proporcionar um máximo desconforto, segurança desempenhoeficiente. Desse modo, uma das etapas da análise ergonômica do Posto de Trabalho lida com uma das principais questões, que é avaliar os fatores de risco nos postos de trabalho que são potencialmente danoso para o sistema músculo-esquelético humano. Uma das formas de avaliar os postos de trabalho e seus riscos é através dos métodos desenvolvidos para essa finalidade.
Dentre eles, vamos conhecer ométodo OWAS. O método OWAS é um dos métodos mais tradicionais de avaliação ergonômica, foi desenvolvido por um grupo siderúrgico finlandês denominado OVAKO OY.
O método foi desenvolvido em conjunto com o Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional em meados dos anos 70, pelos pesquisadoresKaru, Kansi e Kuorinka e batizado por OWAS – Ovako Working Posture Analysis System.
O método OWAS surgiu da necessidade de se identificar e avaliar as posturas inadequadas durante a execução de uma tarefa, que podem em conjunto com outros fatores determinar o aparecimento de problemas músculos-esqueléticos, gerando incapacidade para o trabalho, absenteísmo e custos adicionais ao processo produtivo.O método foi desenvolvido segundo a premissa básica de ser um método simples. Porém fidedigno, possibilitando facilidade no seu uso e no seu aprendizado, apresentando os resultados das porcentagens de tempo que o trabalhador permanece em uma postura “boa” e“má”, e ainda propiciar o direcionamento para a melhoria do posto de trabalho.
Baseia-se em analisar determinadas atividades em intervalosvariáveis ou constantes, observando-se a freqüência e o tempo despendido em cada postura. Permite que os dados posturais sejam analisados para catalogar posturas combinadas entre as costas, braços, pernas e forças exercidas, e determinar o efeito resultante sobre o sistema músculo-esquelético; e para examinar o tempo relativo gasto em uma postura específica para cada região corporal, determinando oefeito resultante sobre o sistema ósteo-muscular. É possível obter os dados mediante observação direta (em campo) ou indireta (por vídeo), devendo ser observado todo o ciclo, em atividades cíclicas, e nas atividades não cíclicas ser observado um período de no mínimo trinta segundos.
O desenvolvimento do método tomou como base fotografias de diferentes posturas em todos os postos de trabalho, queapós análise e ordenação foi criado um sistema padronizado de classificação das posturas, com combinações de posturas de tronco, braços e pernas. Foi considerada também no método a força exercida pelo trabalhador por meio das mãos.
As diferentes posturas padronizadas foram então analisadas por dois grupos: Trabalhadores experientes e Ergonomistas, que sob a ótica do desconforto e efeitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Métodos para Avaliação da Postura Estratégica
  • avaliação de metodos ergonomia
  • Ergonomia Postura
  • Ergonomia Postura no Trabalho
  • Ergonomia e postura no trabalho
  • Análise utilizando o metodo owas
  • Avaliação da postura em DTM
  • Método de Avaliação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!