Ergonomia de mesas de refeitório

Páginas: 5 (1179 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

Introdução: Este texto tem como objectivo o desenvolvimento sobre os conceitos apresentados por Erwin Panofsky, Iconografia e Iconologia, editados no seu livro “O Significado das Artes Visuais”. Inicia-se uma pequena apresentação do tema em questão, explicando conceitos e ideias.

Desenvolvimento: Erwin Panofsky nasceu em Hannover, naAlemanha, no ano de 1892. Formou-se, em 1914, na Universidade de Friburgo, na Alemanha, após ter estudado noutras universidades alemãs. A sua primeira grande obra, “Ideia: uma contribuição para a história das ideias na história da arte”, surge em 1924 e faz referência à história da teoria neo-platónica na arte. Foi professor na Universidade de Hamburgo, antes de se radicar nos Estados Unidos, nos anosda ditadura nazi. Na América, deu aulas na Universidade de Princeton, em Harvard e em Nova Iorque. Dedicou-se ao estudo da iconografia e iconologia, publicando obras como “Estudos de Iconologia – Temas Humanísticos na Arte do Renascimento” e o livro em análise “O Significado das Artes Visuais”, que escreveu em 1955. Morreu em 1968, na cidade de Princeton, no estado da Nova Jérsia. O primeirocapítulo da obra começa por definir Iconografia que, foi criada nos finais do século XVII, é registada pela primeira vez no “Dictionnaire” de Furetiére no ano de 1701, o termo deriva do grego “eikôn” (imagem) e “graphia” (escrita ou descrição), estuda a descrição de imagens, representação figurativas, ícones, símbolos, motivos ilustradores de um determinado tema, é também utilizada para dominar colecçõesde imagens, retractos, gravuras, etc. Panofsky afirma que só a simples identificação do acto de saudação ultrapassa logo a pura formalidade e avança para o campo do assunto ou significado. Assim surge o chamado significado factual, “apreendido pela simples identificação de certas formas visíveis com certos objectos (…) conhecidos da (…) experiência prática, e pela identificação da alteração nassuas relações com certas acções ou eventos”.

1

Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

Panofsky considerou que uma análise de uma obra de arte constitui-se em três fases: - O significado primário ou natural, subdividido em factual e expressional. Esta fase decorre em situações em que a identificação de um aspecto ou de um pormenor, observado numa obra de arte. Quando a nossaexperiência quotidiana nos diz automaticamente o significado de uma expressão, de um gesto ou de uma representação de uma figura ou motivo numa obra de arte. - O significado secundário ou convencional, ou análise iconográfica. A análise iconográfica é já um campo mais profundo, está sujeita a uma interpretação e identificação escrupulosa das imagens ou outros motivos expostos na obra que estamos aexaminar, proporcionando-nos um correcto estabelecimento de acto e muitas vezes a autenticidade da obra de arte. Portanto, a correcta utilização da iconografia obriga-nos a possuir um conhecimento dos conceitos e temas que o autor da obra de arte dominava quando a executou. Porém, a análise iconográfica baseada nas informações adquiridas através das fontes literárias, não nos assegura sempre umainterpretação sem qualquer dúvida do tema que estamos a investigar. Nesse caso, além das fontes literárias teremos que utilizar o nosso conhecimento da história dos estilos, isto é, comparando as várias maneiras de como o motivo foi representado ao longo da história por outros artistas. Quando estamos a analisar uma obra de arte e, temos dúvidas em relação à sua iconografia, devemos então verificarse mais algum artista, em época anterior, teria tratado do mesmo assunto e de que maneira, se sofreu influências categóricas ou políticas diferentes do artista posterior. - O significado intrínseco ou conteúdo, ou análise Iconológica, tendo em conta o contexto histórico-social da época em conjunto com as características especificas da personalidade do artista. Estes aspectos manifestam-se tanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Refeitorio
  • Refeitórios
  • mesa
  • mesa
  • Mesa De For A
  • mesa
  • mesa
  • Mesa De For A

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!