Ergonomia ABRIL2012 Ativ2 20130521 Maciel Casagrande

285 palavras 2 páginas
( 2 ) KÁTIA
Com base no ambiente de trabalho da Kátia, descreva os problemas que podem ser identificados, e as proposições de solução, numa lógica ergonômica.
Resposta:
O ambiente de trabalho da Kátia é estressante e desorganizado.
Os funcionários estão com sobrecarga de serviço
Cada funcionário faz diferentes tipos de serviço, ou seja, falta padronização das atividades.
Balcão com altura inadequada com a altura da funcionária.
Computador com interface do programa que não é amigável e se confunde com o plano de fundo da tela. O software utilizado é confuso e gera erros:

Cadeira sem regulagem
Impressora lenta e mal localizada (distante).
Soluções a serem adotadas:
Em períodos de contratação de pessoal, fazer com que estes trabalhem em locais onde a exigência técnica é menor.
Padronizar as atividades de cada funcionário, fazendo com que funcionários mais experientes treinem funcionários novatos em períodos de menor atendimento.
Adequar a altura do Balcão se a mesma estiver inadequada ou retirar a Kátia desse tipo de serviço e colocar outro funcionário que tenha altura compatível.
Verificar se realmente existe problema no software do computador e se não houver, realizar treinamento com todos os funcionários
Corrigir a interface do software com fundo de tela (trocar) do computador.
Trocar a mesa do Computador
Substituir a impressora por uma mais rápida e trocar sua localização para um local mais próximo, ou seja, deveremos fazer uma análise geral do lay-out, reavaliando a posição de cada móvel ou equipamento.
Trocar as cadeiras e colocar com regulagem.
Avaliação adequada conforme NR17 para as condições de conforto, temperatura efetiva, ventilação e umidade do ar, nível de iluminação (NBR 5413) e outros para adequar a situação de trabalho para aliviar o estresse e melhorar o desempenho profissional.

Relacionados