eregonomia

1378 palavras 6 páginas
NR 17
17.1. Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parâmetros que permitam aadaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dostrabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Antropometria
Antropometria é o conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano ou suas partes.
A origem da antropometria remonta-se à Antiguidade, pois egípcios e gregos já observavam e estudavam a relação das diversas partes do corpo. O reconhecimento dos biótipos remonta-se aos tempos bíblicos e o nome de muitas unidades de medida, utilizadas hoje em dia é derivado de segmentos do corpo.
A importância das medidas ganhou especial interesse na década de 40 provocado de um lado pela necessidade da produção em massa, pois um produto mal dimensionado pode provocar a elevação dos custos e por outro lado, devido ao surgimento dos sistemas de trabalho complexos onde o desempenho humano é crítico e o desenvolvimento desses sistemas depende das dimensões antropométricas dos seus operadores.
Medidas avaliadas:
* Peso
* Altura ou comprimento
* Circunferência Braquial
* Pregas cutâneas
Ler/Dort
O termo LER é a abreviatura de Lesões por Esforços Repetitivos e consiste em uma entidade, diagnosticada como doença, na qual movimentos repetitivos, em alta freqüência e em posição ergonômica incorreta, podem causar lesões de estruturas do Sistema tendíneo, muscular e ligamentar. É ela descrita em diversos outros países com outras denominações , CTD ( Cumulative Trauma Disorders) – Repetitive Strain Injury (RSI) etc.: Em 1998 o INSS introduziu o termo DORT – Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho equiparando-a á LER.
Doenças

Tenossinovite e Tendinite - Inflamação de tendões e suas bainhas
Epicondilite - Inflamação de músculos e tendões do cotovelo
Bursite - Inflamação das bursas
Miosites ou síndrome miofascial - Inflamação de grupos musculares de forma isolada ou de várias

Relacionados