Eratostenes

Páginas: 3 (649 palavras) Publicado: 29 de março de 2015
Eratóstenes
Eratóstenes (do grego Ερατοσθένης) foi um matemático, bibliotecário, filosofo, historiador, geógrafo, critico teatral, naturalista e astrônomo grego. Nasceu em Cirene, Grécia entre 285 e276 a.C, e morreu em Alexandria em 194 a.C. Estudou em Cirene, em Atenas e em Alexandria. Os contemporâneos chamavam-no de "Beta" porque o consideravam o segundo melhor do mundo em vários aspectos.
Osábio passou boa parte da vida em Alexandria. Em 255 a.C., criou a esfera armilar*; calculou com bastante precisão para a época a distância da Terra ao Sol. Em 236 a.C., foi escolhido como diretor dafamosa Biblioteca de Alexandria. Acredita-se que Eratóstenes tenha ficado cego em 194 a.C. e, um ano depois, tenha morrido por inanição, propositadamente deixando de se alimentar.
Com aproximadamente40 anos, foi convidado pelo rei Ptolomeu III do Egito para ser bibliotecário da Universidade de Alexandria.
Escreveu diversas obras, mas muitas se perderam, inclusive o tratado Sobre a medida daTerra.
Também criou o Crivo de Eratóstenes é um algoritmo* simples e prático para encontrar números primos até um certo valor limite.
Eratóstenes suspeitou que a Terra fosse esférica e, com auxílio datrigonometria*, mediu com engenhosidade e relativa precisão o perímetro da circunferência máxima.Num dos rolos de papiro da Biblioteca de Alexandria, encontrou a informação de que na cidade de Syene(hoje Assuã), ao meio-dia do solstício de verão (o dia mais longo do ano, 21 de junho, no Hemisfério Norte), o Sol se situava a prumo, pois iluminava as águas profundas de um poço, sem ocasionar umasombra. Entretanto, o geômetra observou que, no mesmo horário e dia, as colunas verticais da cidade de Alexandria projetavam uma sombra diferente. Conforme concluiu, este fato só poderia ser possível se aTerra fosse esférica. Aguardou o dia 21 de junho do ano seguinte e determinou que se instalasse uma grande estaca em Alexandria. Ao meio-dia, enquanto o Sol iluminava as profundezas do poço em Syene...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eratostenes
  • ERATOSTENES
  • Eratóstenes
  • Eratóstenes
  • Eratóstenes
  • Projeto Eratostenes
  • Eratostenes e anaximenes
  • crivo de eratóstenes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!