eragfvdgg

413 palavras 2 páginas
Bacia Amazônica
A bacia amazônica abrange uma área de 7 milhões de km², compreendendo terras de vários países da América do sul (Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil). È a maior bacia fluvial do mundo. O Rio Amazonas tem mais de 7 mil afluentes, e possui 25 mil quilômetros de vias navegáveis . De sua área total, cerca de 3,89 milhões de km² encontram-se no Brasil, ou seja, 45% do país, abrangendo os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá.
A Bacia amazônica representa 1/5 da água derramada no oceano por todos os rios do planeta. Ele nasce na cordilheira do Andes, no Peru. Possui 6.868 km, sendo que 3.165 km estão no território brasileiro, ele e muitos dos seus afluentes são navegáveis, o que é muito importante para a população da Amazônia, que se serve do rio como meio de locomoção. O rio é dividido em três partes:
*ainda nos países andinos, é chamado de Maranón
*ao entrar no Brasil, é chamado de rio Solimões
*ao receber as águas do rio negro passa a ser chamado de rio Amazonas O rio Amazonas descarrega no oceano Atlântico 20% de toda água doce eu chega nos oceanos.

Bacia hidrográfica do Rio São Francisco A bacia do rio São Francisco é uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro, ele percorre 2.830 km no território brasileiro. Sua nascente real e geográfica está localizada no município de Medeiros, Minas Gerais. Sua nascente histórica, qual por muito tempo se pensou ser a nascente real fica na serra da canastra no município de São Roque de Minas, Minas Gerais. O rio também atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisão ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas e por fim deságua no Oceano Atlântico. Apresenta dois estirões navegáveis: o médio com km de extensão, entre Pirapora (MG) e Juazeiro (BA) /Petrolina (PE) e o baixo, com 208 km, entre Piranhas (Al) e a foz, no Oceano Atlântico.
O rio São Francisco

Relacionados