Era varsgaas

326 palavras 2 páginas
A República Velha, ou Primeira República, é o nome dado ao período compreendido entre a Proclamação da República, em 1889, e a eclosão da Revolução de 1930.
A República Velha é dividida em dois momentos: a República da Espada e a República Oligárquica.
República da Espada o período pelo qual o Brasil viveu sua primeira ditadura militar, entre os anos de 1889 e 1894, quando os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto estavam a frente do país sendo responsáveis pelas decisões da nação, já que a monarquia havia sido derrubada e agora os militares eram quem lideravam politicamente o território brasileiro.
República das Oligarquias, o período da História do Brasil (entre 1894 e 1930), em que houve um forte domínio das oligarquias na política nacional. Estas oligarquias eram compostas, principalmente, por ricos e poderosos proprietários rurais, principalmente da região sudeste do Brasil.
Oligarquias: Governo de poucas pessoas. Uma das características desta forma de governo é que os interesses políticos e econômicos do grupo que está no poder prevalecem sobre os da maioria.
O período começa com a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 1889. Em 1891, é promulgada a primeira constituição da era republicana.

Voto de Cabresto: Em troca de "favores", os coronéis exigiam que as pessoas votassem nos candidatos indicados por eles. Quem se negasse a votar, ficava sujeito à violência dos jagunços (capangas), que trabalhavam nas fazendas e eram os "homens de confiança" dos coronéis. Esses jagunços formavam grupos armados, que perseguiam os "inimigos" do coronel e, cumprindo ordens, controlavam o voto de cada eleitor já que, naquela época o voto era "em aberto", isto é, o eleitor declarava publicamente em quem estava votando, só homens acima de 21 anos alfabetizados podiam votar, mendigos, mulheres e analfabetos nao votavam.
A República Velha Também era conhecida por Primeira republica, republica dos bacharéis, Republica Maçônica, e

Relacionados