Era Vargas

Páginas: 8 (1965 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
Era Vargas.
República Velha.
A República Velha teve início em 1894, com o governo de Prudente de Morais, representante da oligarquia cafeicultora da região sudeste do Brasil. Esta fase terminou em 1930, após a Revolução de 1930, golpe de estado que levou Getúlio Vargas ao poder.
Principais características:
Política do café com leite: foi a alternância na presidência da República de políticospaulistas e mineiros.
Fraudes eleitorais: como o voto era aberto e o sistema eleitoral facilmente manipulado pelos políticos, era comum as fraudes eleitoras, feitas sempre para beneficiar os candidatos apoiados pelos grandes proprietários rurais.
Início do processo de industrialização do país. Formação da burguesia industrial urbana e do operariado, principalmente nas cidades de São Paulo e Rio deJaneiro.
Política dos Governadores: espécie de acordo feito entre os governadores de estados e o presidente da República, dando sustentação política ao presidente.
Revolução De 1930.
Foi um movimento de revolta armado, ocorrido no Brasil , que tirou do poder, através de um Golpe de Estado, o presidente Washington Luiz. Com o apoio de chefes militares, Getúlio Vargas chegou à presidência daRepública.
A política do café com leite gerava descontentamento em setores militares (tenentes) que buscavam a moralização política do país. Nas eleições de 30, era a vez de Minas Gerais indicar o candidato a presidência, porém os paulistas apresentaram a candidatura de Júlio Prestes, que venceu com indícios de fraude, em cima de Getúlio Vargas (apoiado por Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba).
Emjulho do mesmo ano, o vice-presidente de Getúlio Vargas, o paraibano João Pessoa, foi assassinado. A Crise de 1929 contribuiu para o clima de insatisfação popular com o governo de Washington Luiz (então presidente), sua situação era crítica, porém o mesmo não pretendia renunciar ao poder. Então, chefes militares do Exército e Marinha depuseram o presidente, instalaram uma junta militar que, emseguida, transferiu o poder para Getúlio Vargas.
Assim terminou o domínio das oligarquias no poder e Getúlio Vargas governou o Brasil de forma provisória entre 1930 e 1934 (governo provisório).
Governo Provisório (1930 - 1934)
Após tomar o poder através de um golpe militar e instaurar uma ditadura, Getúlio Vargas usufruía poderes quase ilimitados e, aproveitando-se deles, começou a tomar políticas demodernização do país. Ele criou, por exemplo, novos ministérios - como o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e o Ministério da Educação e Saúde -, e nomeou interventores federais. Na prática, os estados perdiam grande parte da sua autonomia política para o presidente.
Continuou com a Política de Valorização do Café (PVC) e criou o Conselho Nacional do Café e o Instituto do Cacau atendendoassim a algumas das reivindicações das oligarquias cafeeiras.
Getúlio Vargas também é creditado, nesta época, a Lei da Sindicalização, que vinculava os sindicatos brasileiros indiretamente - por meio da câmara dos deputados - ao Presidente. Vargas pretendia, assim, tentar ganhar o apoio popular, para que estes apoiassem suas decisões (a política conhecida como populismo). Assim sendo, houve, na EraVargas, grandes avanços na legislação trabalhista brasileira, muitos deles não devidos exatamente a Vargas - a quem cujo crédito maior é o estabelecimento da CLT ,1941,- mas sim por parte de parlamentares constituintes do período. Mudanças essas que perduram até hoje.
A Revolução constitucionalista de São Paulo - 1932.

A revolução constitucionalista de 1932, também conhecida como guerrapaulista, aconteceu em São Paulo entre os meses de julho e outubro de 1932. Tinha por objetivo a elaboração de uma nova constituição para o País. Foi uma tentativa de a velha oligarquia paulista voltar ao poder. 
Os rebeldes paulistas queriam derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas após a anulação da constituição de 1891, pela Revolução de 1930.
 
Uma revolução em marcha - Movimento MMDC.

No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A era vargas
  • Era vargas
  • A era vargas
  • era vargas
  • A era vargas
  • A Era Vargas
  • Era Vargas
  • Vargas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!