ERA VARGAS

Páginas: 10 (2380 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
A Era Vargas
O golpe de 1930
A política do café com leite foi questionada durante os anos 1920. Em 1926 um representante paulista, Washington Luís, foi eleito à presidência.Durante o governo de Washington Luís, a oposição à aliança entre paulistas e mineiros fortaleceu. Além disso, o então presidente indicou um outro representante de São Paulo para a sua sucessão. Washington Luís quebrou oacordo da política do café com leite e indicou Júlio Preste, governador de São Paulo, como candidato a presidência de 1930.
O governador de Minas Gerais, não aceitou a indicação e articulou uma aliança com políticos gaúchos para enfrentar os paulistas, colocando fim na política do café com leite. Em 1929, mineiros, gaúchos e paraibanos formaram a Aliança Liberal. Getúlio Vargas, governador do RioGrande do Sul, seria o candidato da Aliança em 1930. João Pessoa, governador da Paraíba, seria candidato à vice-presidência.
As eleições e o golpe
Após meses de campanha e articulações políticas, as eleições foram realizadas em março. Julio Prestes se elegeu presidente com 57% dos votos. Houve acusações de fraudes de ambos os lados. Alguns membros da Aliança Liberal aceitaram a derrota, outrosdefendiam uma “revolução armada” para depor Washington Luís e impedir a posse de Julio Prestes.
O ambiente político tornou-se muito tenso. O governo federal anulou a vitória de vários deputados ligados à aliança Liberal. Para aumentar a tensão, o candidato à vice-presidência, João Pessoa, foi assassinado, devido a divergências políticas locais, o assassinato foi atribuído ao governo de WashingtonLuís.
A morte de João Pessoa causou grande comoção entre a população. Alguns membros da oposição retomaram a ideia da “revolução armada”. Getúlio Vargas entre outros políticos, tomaram a frente do movimento. Em 3 de outubro, as ações se iniciaram nos estados que integravam a Aliança Liberal e se espalharam pelo país nos dias seguintes.

Em 24 de outubro, Washington Luís foi deposto por umaJunta Militar, que assumiu provisoriamente o governo. Getúlio Vargas, que vinha do sul, chegou ao Rio de Janeiro em 31 de outubro, Vargas foi empossado e tornou-se chefe do Governo Provisório.
Governo Provisório
Logo no início de seu governo, Getúlio Vargas adotou medidas centralizadoras, o que diminuía o poder das oligarquias regionais. Vargas destituiu quase todos os governadores, e no lugardeles nomeou Interventores subordinados ao governo central. Os estados perdiam assim a autonomia de que desfrutavam desde o início do período republicano.
Getúlio Vargas suspendeu a Constituição de 1891 e assumiu o comando do Poder Legislativo. Fechou o Congresso e as casas legislativas estaduais e municipais.
Na área social, Vargas criou o Ministério do Trabalho, limitou o número desindicatos. No campo econômico, ele teve que lidar com os efeitos crise mundial iniciada em 1929. Embora as fazendas continuassem produzindo café, o produto não era exportado em razão da crise. Para evitar que os preços do café caíssem muito, o governo federal passou a comprar o produto, para em seguida queimar parte das sacas. Essa prática ocorreu de 1931 a 1944.
Os grupos que haviam apoiados Vargas em1930 tinham interesses diferentes. Além das elites do rio Grande do Sul, Minas Gerais e da Paraíba, Getúlio tinha o apoio dos militares e também do Partido Democrático de São Paulo. As primeiras medidas de Vargas beneficiavam claramente os militares, como a centralização do poder.
Os militares defendiam a criação de indústrias de base e de uma legislação trabalhistas. Também eram partidários danacionalização dos bens naturais, dos meios de transportes e de comunicação. Mas o caráter autoritário e centralizador, desagradou os civis. Até o Partido Democrático de São Paulo base da Aliança Liberal, se indispôs com o governo federal.

A reação paulista
Getúlio Vargas nomeou um tenente pernambucano, João Alberto, para ser interventor em São Paulo. Essa medida desagradou o Partido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A era vargas
  • Era vargas
  • A era vargas
  • era vargas
  • A era vargas
  • A Era Vargas
  • Era Vargas
  • Vargas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!