Era Vargas Tragalho Livro Did Tico

2267 palavras 10 páginas
Era Vargas
Nova História – Crítica
Mario Schmidt

Schimdt Mario Furley
Nova história crítica e ensino médio
Volume único/ Mario Furley Schmidt
1ed.São Paulo . Nova Geração , 2005

Suplementado por manual do professor
Bibliografia
ISBN85-7678-029(livro do aluno )
ISBN85-7678-28(livro do professor)
1. HISTÓRIA (Ensino Médio) I. Titulo
Dividido em capítulos
Sumário
Capitulo 46 Era Vargas

Aliança Liberal

A crise mundial que começou nos EUA em 1929 desabou em cima do Brasil, de cada 100 libras esterlinas que os exportadores ganhavam, cerca de 70 vinha da venda de café, o resultado cafeicultores falidos e também os bancos que financiavam os cafeicultores.
A sociedade brasileira também se perguntava: no momento da grande crise o que esperar do governo? Que se preocupe em apenas salvar a pele dos fazendeiros? Alianças politicas foram afetadas com a crise. Aliança Liberal, Rio Grande do Sul, Paraíba e Minas Gerais: cujo objetivo principal era eleger Getúlio Vargas a presidência.
Em 1929, Getúlio Vargas não era um candidato tão diferente assim. De origem abastada, ligado as Oligarquias gaúchas, chegou a ser ministro da fazenda de Washington Luis. Mas pressentiu o desejo de mudança da sociedade.
A Aliança Liberal buscava o apoio de todos os insatisfeitos com o domínio das oligarquias principalmente as dos cafeicultores paulistas, incentivar tudo o que o país exportava não somente o café, atacava os gastos exagerados com a valorização do café, falavam em algumas leis trabalhistas e uma reforma na lei eleitoral: era seu aceno para os operários, para a classe média e para os tenentes.
A crise se agrava ainda mais com a crise econômica pela quebra da bolsa de Nova York em 1929, vários fazendeiros faliram, pediram ajuda ao governo mas o então presidente Washington Luís negou, porque o pais iria a falência caso ajudasse, os cafeicultores ficaram contra o governo.
E os tenentes? Eles desconfiavam da Aliança Liberal, por causa de figuras que foram contra a

Relacionados