Era Vargas - Estado Novo

Páginas: 19 (4565 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2013
Estado Novo

O governo de Vargas, durante o Estado Novo, apresentou pontos positivos e negativos para o país. Na área econômica, o país fez grandes avanços com a modernização industrial e investimentos e infraestrutura. Os trabalhadores também foram beneficiados com leis trabalhistas, garantindo diversos direitos. Porém, no aspecto político, o Estado Novo significou a falta de democracia,censura e aplicação de um regime de caráter populista.

Introdução
Este artigo trata-se de uma época conhecida como Estado Novo, que durou 15 anos ininterruptos, implantado pelo então Presidente Getúlio Vargas que atuou no poder durante os anos de 1928 a 1930, como Governador do estado do Rio Grande do Sul; de 1930 a 1945, como 14º Presidente do Brasil, período do Estado Novo; de 1946 a 1951, comoSenador e de 1951 a 1954, como 17º presidente do Brasil, onde, de acordo com muitos autores, suicidou-se com um tiro no peito em 24 de agosto de 1954.
Iremos falar em três capítulos sucintos de como se deu a implantação do Estado Novo e os motivos de ter sido colocado em prática, além da mostra de fatos que ocorreram durante este período como; censura aos meios de comunicação e às manifestaçõesartísticas como teatro, cinema e música, criação da DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para promover e divulgar as realizações do governo, repressão política aos comunistas e a quem se opusesse ao regime e as realizações benéficas como o estabelecimento de leis trabalhistas e o investimento industrial e de infraestrutura. Também falaremos sobre o declínio e fim desse regime que durou cercade 15 anos ininterruptos.
O estudo aqui apresentado tem a finalidade de apresentar ao leitor fatos que ocorreram em uma das épocas que mais marcaram a história do nosso país que foram os anos de 1937 a 1945.
A implantação do Estado Novo e a sua política
Em 30 de setembro de 1937, enquanto eram aguardadas as eleições presidenciais marcadas para janeiro de 1938, a ser disputadas por JoséAmérico de Almeida, Armando de Sales Oliveira, ambos apoiadores da revolução de 1930, e por Plínio Salgado, foi denunciada, pelo governo de Getúlio, a existência de um suposto plano comunista para tomada do poder. Este plano ficou conhecido como Plano Cohen. Foi posteriormente acusado de ter forjado tal plano, um adepto do integralismo, o capitão Olímpio Mourão Filho, o mesmo que daria início à Revoluçãode 1964.
Os integralistas, porém, negam sua participação na implantação do Estado Novo, culpando o general Góis Monteiro, na época chefe do Estado Maior do Exército, pela criação e divulgação do Plano Cohen. Somente dezoito anos mais tarde, perante o Conselho de Justificação do Exército Brasileiro, requerido a 26 de dezembro de 1956, o então coronel Olímpio Mourão Filho, provou sua inocência. Nodia seguinte à divulgação do Plano Cohen, 1 de outubro de 1937, o Congresso Nacional declarou o estado de guerra em todo o país.
Em 19 de outubro, o governador do Rio Grande do Sul, Flores da Cunha, depois de ter perdido o controle sobre a Brigada Militar gaúcha, a qual, por ordem de Getúlio, ficara subordinada ao Exército brasileiro, e de ter sido cercado militarmente pelo general GóisMonteiro, abandona o cargo de governador do Rio Grande do Sul e se exila no Uruguai. Flores da Cunha, que havia comprado grande quantidade de armamento na Europa, representava a última possível resistência militar a uma tentativa de golpe de estado por parte de Getúlio. Armando de Sales Oliveira, que também poderia se opor ao golpe de Estado, já deixara o governo de São Paulo, em 29 de dezembro de 1936,para se candidatar à presidência da República. Seu sucessor José Joaquim Cardoso de Melo Neto garantiu a Getúlio que "São Paulo não faria outra revolução".
São Paulo estava novamente dividido como em 1930, sendo que o Partido Constitucionalista (de Armando Sales e herdeiro do Partido Democrático) e o Partido Republicano Paulista não se entendiam. O PRP não aceitou apoiar a candidatura de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Era vargas do estado novo a 54
  • Era Vargas Estado Novo
  • Estado novo "Era Vargas"
  • Getúlio Vargas e o Estado Novo
  • Estado novo
  • Estado Novo- Getúlio Vargas
  • O Estado Novo Ou Era Vargas
  • O estado novo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!