Era napoleonica

Páginas: 3 (578 palavras) Publicado: 17 de março de 2013
O Consulado é um departamento público do Governo brasileiro em outro país.
As principais funções são:
a) proteger, no país estrangeiro, os interesses e direitos das pessoas físicas e jurídicasbrasileiras, desde que estejam de acordo com as leis brasileiras e as do governo local;
b) atuar na qualidade de notário e oficial de registro civil;
c) expedir determinados documentos, entre os quaispassaportes aos brasileiros, bem como vistos de entrada no Brasil para estrangeiros.
O império napoleônico
O Império estabelecido por Napoleão Bonaparte na França, entre 1804 e 1815.
Resultado daRevolução Francesa, dissemina os ideais da burguesia em ascensão pela Europa.
Com política expansionista, o Império estende-se por todo o continente em seu apogeu, por volta de 1810. Chega ao fim coma derrota francesa na Batalha de Waterloo.
O Império Napoleônico nasce de forma oficial em 1804, quando um plebiscito referenda o primeiro-cônsul como imperador da França. Napoleão é sagrado pelopapa Pio VII na Catedral de Notre Dame, em dezembro do mesmo ano. Coroado sob o nome de Napoleão I, preocupa-se em consolidar seu poder, modernizar a França e retomar a tradição do despotismoesclarecido.
A convivência com as potências européias torna-se insustentável por causa da política de guerra permanente do Império, que leva à formação de coalizões contra os franceses. Napoleão I tenta invadira Inglaterra, mas é derrotado. Volta-se, então, para a Europa Central. Vence a Áustria na Batalha de Austerlitz. Por meio de guerras e acordos, domina a Itália, a Holanda (Países Baixos) e boa parteda Alemanha. Após invadir a Prússia oriental e a Polônia (1806), Napoleão obriga a Rússia a aliar-se à França contra os ingleses e estabelece um bloqueio continental que impede o comércio demercadorias inglesas na Europa.
O expansionismo gera novas dificuldades. Em 1809, o Exército imperial enfrenta rebeliões militares na Espanha e assiste à formação de uma nova coalizão contra o Império. No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Era napoleonica
  • Era Napoleônica
  • ERA NAPOLEONICA
  • ERA NAPOLEÔNICA
  • era napoleonica
  • Era Napoleônica
  • Era Napoleonica
  • Era Napoleônica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!