Era napoleônica e Independência da América Espanhola

Páginas: 7 (1530 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2014
Itala: O que antecedeu foi a revoluçaõ f. periodo conturbado. Napolião deu um golpe, 18 de brumario, e tomou o poder.
ELISA : Fique com o Consulado. Fale pouco sobre esse período pq o trabalho vai ser longo. Mas Fale sobre isso: Entre os feitos de Napoleão (na época), podemos citar:
Economia – Criação do Banco da França, em 1800, controlando a emissão de moeda e a inflação; criação detarifas protecionistas, fortalecendo a economia nacional.
Religião – Elaboração da Concordata entre a Igreja Católica e o Estado, o qual dava o direito do governo francês de confiscar as propriedades da Igreja, e em troca, o governo teria de amparar o clero.
Direito – Criação do Código Napoleônico, representando em grande parte os interesses dos burgueses, como casamento civil (separado do religioso),respeito à propriedade privada, direito à liberdade individual e igualdade de todos perante à lei, etc.
Educação – Reorganização e prioridades para a educação e formação do cidadão francês.
ITALA: Império
Amanda: Governo dos cem dias
ALÊ: Congresso de Viena: A derrota de Napoleão na famosa batalha de Waterloo, em junho de 1815, representou uma "pá de cal" nos ideais de liberdade, igualdadee fraternidade que desde a Revolução Francesa ecoavam por toda a Europa. De fato, desde a derrota francesa nos campos nevados da Rússia, em 1812, representantes do Antigo Regime vislumbravam condições para tocar adiante um movimento restaurador, consolidado com o chamado Congresso de Viena.
Com o propósito de restaurar o Antigo Regime e combater os ideais de liberalismo e nacionalismo que seinstalaram nas nações européias no rastro deixado por Napoleão, reuniram-se em Viena os principais representantes do conservadorismo político, dentre os quais o czar Alexandre I da Rússia, o príncipe Hardenberg da Prússia, o ministro Talleyrand da França, o príncipe Metternich da Áustria e o LordeCastlereagh, representando os interesses ingleses sobre o continente.
Três princípios básicos guiaram asnegociações travadas entre monarcas e diplomatas reunidos no Congresso: 1) a restauração do Antigo Regime e do absolutismo; 2) o reconhecimento da legitimidade das dinastias depostas pela política expansionista de Napoleão Bonaparte; e 3) o restabelecimento do equilíbrio político-militar entre as nações européias, promovendo a preservação da paz.
AMANDA: “O mundo depois de Napoleão” -> Oprincípio da legitimidade garantiu o retorno ao trono de algumas das antigas dinastias européias, como os Bourbon em Nápoles, Espanha e França, a dinastia de Orange na Holanda, os Bragança em Portugal, os Sabóia no Piemonte, além do restabelecimento do papa nos Estados Pontifícios. Além disso, uma vasta política de compensações territoriais buscou redesenhar o mapa da Europa, redefinindo as fronteirasestabelecidas pelas guerras napoleônicas.
Pelas intervenções de Talleyrand, o ministro da Franca, lá no congresso de viena onde vários líderes se reuniram, a França - que saíra derrotada com a queda de Napoleão - garantiu sua integridade territorial, restaurando suas fronteiras de antes de 1792. A Inglaterra garantiu sua supremacia naval, com possessões no além-mar (como as ilhas de Malta eCeilão), além de consolidar seus interesses econômicos, com o fim da política de Bloqueio Continental. A Prússia praticamente dobrou sua extensão territorial, incorporando partes da Saxônia, da Pomerânia e da Polônia, assim como a Rússia, que garantiu a anexação da Finlândia, da Bessarábia e de parte da Polônia. (É BOM(PRECISO MT MT MT) PESQUISAR MAPAS MOSTRANDO ISSO.)
Elisa: A Santa Aliança
Alémdisso, no âmbito do Congresso de Viena gestou-se um pacto militar, batizado de Santa Aliança, pelo qual as nações envolvidas comprometiam-se a reprimir movimentos sediciosos que colocassem em xeque os propósitos da política restauradora. Graças a esse pacto, diversos movimentos liberais foram reprimidos, como em Nápoles e na Espanha em 1822, ou o movimento de cunho nacionalista, que buscava a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo de Independência América Espanhola
  • Independência da América Espanhola
  • Independencia da America Espanhola
  • Independencia da america espanhola e haiti
  • INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
  • A independência da América espanhola
  • Independencia da América Espanhola
  • Independência Da América Espanhola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!