era napoelonica

416 palavras 2 páginas
Doutrina Monroe

Basicamente, a doutrina Monroe foi uma posição política internacional adotada pelos EUA para manter os interesses europeus fora de sua área e influência. Nada mais é do que a total neutralidade dos EUA em assuntos de interesse europeu, e, em contrapartida, o afastamento da influência européia na América. Os EUA davam total apoio, inclusive militar, para as colônias que ainda existiam na América, ou países sobre forte influência européia, e que desejassem a liberdade em relação às metrópoles européias. No entanto, a verdadeira intenção era acabar com a infuência européia nas Américas e impor a sua própria. Os EUA não se intrometeriam na Europa, mas também não aceitariam a intromossão européia em seus "domínios".

Big Stick
A Política do Big Stick: Imperialismo Norte Americano.

Essa politica tem como base a teoria de Monroe (" A América para os Americanos") uma alerta para as potencias da Europa para que não venham intervir no futuro mercado consumidor americano, um dos muitos exemplo de intervenção americana foi onde E.U.A interviu em Cuba e Porto Rico no processo de independência mas não ficaram independentes de fato por que os E.U.A anexaram porto rico, e Cuba foi obrigada a criar uma emenda em sua constituição a famosa "Emenda Patt" aceitando a intervenção americana na Ilha, quando fosse necessário esse episodio teve fim com a Revolução Cubana.
Essa política foi adotada pelos estados unidos durante o governo de Theodore Roosevelt (1901-1909) que tinha como principal objetivo a intervenção política na America latina sempre que os interesses estadunidenses tiverem em jogo.

CARTÉIS: Formado por empresas independentes, que fazem produtos semelhantes e têm acordos para dominar o mercado desses produtos, como, por exemplo, fabricas de veículos, empresas de tabacos, de exploração de petróleo, etc

Monopólio (palavra cuja origem é grega e significa: monos – um; polein – vender) é a situação de mercado na qual um único vendedor

Relacionados