Era Mosozóica

Páginas: 7 (1707 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
ERA MESOZÓICA
A Era Mesozoica  (meso=meio e zóico=vida) é marcada pelo surgimento dos dinossauros e compreende o período entre aproximadamente 250 a 65 milhões de anos atrás.Ela se divide em três períodos, do mais antigo para o mais recente: Triássico, Jurássico e Cretáceo.
Seu início é marcado por uma grande extinção em massa de causas desconhecidas e pela formação e fragmentação da Pangea.O aprimoramento e extinção dos dinossauros  também é um fato marcante desta era chamada de “era dos dinossauros”, porque foi quando eles mais se desenvolveram. É nessa Era também que surgem as primeiras plantas com flores e as primeiras aves.
O primeiro Período do Mesozóico foi o Triássico que se estendeu de 250 a 205 milhões de anos atrás. Nesse Período todos os continentes estavam agrupados nosuper continente chamado Pangea. A Pangea era circundada por um oceano chamado Phantalassa, que corresponde ao atual oceano Pacífico e por um mar á leste chamado de Tethys. No final do Triássico são encontrados os primeiros fósseis de mamíferos, e em terra, aparecem diversos grupos de répteis, inclusive voadores, muito embora, a fauna desse período não seja tão diversificada quanto a do anterior umavez que houve uma grande extinção em massa no início do Triássico.
No Período Jurássico, de 205 a 142 milhões de anos atrás, o nível do mar se eleva invadindo os continentes. Devido a esse fenômeno são formados os mares intracontinentais (como o Mar Morto). Nesse Período a fauna volta a alcançar um nível de diversidade bastante elevado, embora não tanto quanto no Permiano (Era Paleozóica).Surgem os marsupiais, e praticamente todos os peixes, anfíbios e aves modernas já estavam presentes. É, também, o período conhecido como a “Era dos Dinossauros” devido à predominância destes répteis tanto na água, quanto no ar e na terra. Quanto à flora as coníferas já eram bastante abundantes, assim como as gimnospermas. Começam a surgir, também, as angiospermas. É nesse Período que se inicia aseparação da Pangea que duraria 100 milhões de anos e, é no Jurássico também, que começam a se formar as reservas de petróleo.
O último Período da Era Mesozóica é o Cretáceo que se estende de 135 a 65 milhões de anos. Seu final é marcado por uma nova extinção em massa que, segundo alguns cientistas, se deveu ao impacto de um grande meteoro que teria causado uma drástica mudança no clima extinguindo osdinossauros. Foi nesse período também que se deu a separação da América do Sul e da África e ainda não existia ligação entre a América do Norte e do Sul.


EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS
A Extinção dos Dinossauros é um evento que intriga muito os cientistas, existem uma série de teorias sobre a realidade do fato, mas até o momento não se chegou a uma resposta definitiva.
Os dinossauros foram grandesanimais que viveram na Terra durante a Era Mesozóica. Essas criaturas dominaram o planeta por aproximadamente 160 milhões de anos, foram os maiores animais já registrados na história. Próximo ao fim do períodoCretáceo, algo aconteceu para eliminar esses animais do planeta, há cerca de 65 milhões de anos A teoria do Vulcanismo acredita que os movimentos das placas tectônicas tenham causado umaextrema atividade dos Vulcões, impossibilitando a vida na Terra. Alguns acreditam que o Frio característico das fases de evolução do planeta tenha matado os animais de sangue frio e por continuidade os demais. A teoria da Decadência Gradual argumenta que os dinossauros não foram capazes de acompanhar as mudanças do planeta e foram se extinguindo gradualmente. Há também uma hipótese que sustenta aidéia de que Doenças, para as quais os animais não tinham defesa, surgiram e com o processo de migração dos dinossauros teriam sido espalhadas pelo mundo e infectado os demais. E a teoria menos aceita entre este grupo defende que animais Mamíferos se multiplicaram juntamente com seus hábitos de se alimentar de ovos de dinossauros, eliminando os animais aos poucos com sua alimentação.
Mas a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!