era medieval

Páginas: 2 (293 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014
O Tribunal do Santo Ofício: A igreja católica precisou de vários anos para consolidar sua doutrina religiosa, a fim de torná-la um credo único e universal.Não foitarefa simples. Antes disso, idéias opostas sobre questões dogmáticas provocaram diversas polêmicas entre os fiéis.
A partir de certo momento, pessoas que se opunham oulevantavam dúvidas sobre os dogmas passaram a ser consideradas hereges e, a partir do século XII, começaram a sofrer forte repressão. A opressão tornou-se maior a partir de1233, ano em que o papa Gregório IX criou o Tribunal do Santo Ofício, também conhecido como Inquisição, para perseguir e punir os dissidentes considerados hereges.Durante sua existência, a inquisição espalhou o terror pela Europa, pois qualquer pessoa podia ser acusada de heresia e condenada a morte na fogueira. Em 1252, o papaInocêncio IV autorizou o uso da tortura como método para se obter confissões.

Os judeus e a igreja católica:Durante a Idade Média, a atitude da igreja católica em relação ácomunidade judaica da Europa foi marcada pela intolerância. Enquanto tentava retomar Jerusalém por meio das cruzadas, a Santa Sé promovia sistemáticas perseguições aosjudeus, obrigando-os a se afastarem de suas profissões e confiscando seus bens. Em 1096, cerca de mil judeus foram mortos por cruzadas na atual região da Alemanha. Em1215, o papa Inocêncio III determinou que, para distinguir-se dos cristãos, os judeus deveriam exibir uma insígnia sobre as roupas. As razões para isso eram tantodoutrinárias quanto de ordem econômicas. A igreja alegava que os judeus não só negavam a divindade de Jesus Cristo, mas também haviam sido responsáveis por sua crucificação.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medieval
  • Era Medieval
  • medieval
  • medieval
  • Medieval
  • Era Medieval
  • Medieval
  • Era medieval

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!