ERA CENOZ ICA

346 palavras 2 páginas
ERA CENOZÓICA
Homem glaciação no hemisfério Norte: No pleistoceno, também chamado era glacial ou idade do gelo, ocorreu uma vasta glaciação no hemisfério norte. Glaciação de muito menores proporções deu-se também no hemisfério sul
Mamíferos e fanerógamas: Durante os 65 milhões de anos da Era Cenozoica ou Idade dos Mamíferos, foi o tempo em que o mundo assumiu sua forma moderna. Invertebrados, peixes, répteis eram essencialmente modernos, mas mamíferos, pássaros, protozoários e ainda plantas com flores evoluíram e se desenvolveram durante este período.
ERA MESOZÓICA
Repteis gigantescos e colferos: Dinossauros continuam ocupando a Terra. Ocorre a evolução das plantas, que passam a ter flores. No fim deste período, porém, todos os dinossauros e muitas outras espécies foram extintos (Cretáceo).
Os dinossauros, os maiores animais terrestres de todos os tempos, reinam nesse período. Surgem as primeiras aves.(Jurássico).
O apogeu da Idade dos Répteis. Muitas espécies se desenvolvem na Terra. A mais importante delas é a dos dinossauros. Outros répteis se adaptam à vida no mar.(Triássico).

ERA PALEOZÓICA
Criptogramas:Criptogramas são Plantas que não produzem sementes,flores,ou frutos e que se reproduzem por meio de esporos.Os principais grupos incluem Líquenes,musgos,algas e fetos.

Invertebrados e grandes números de fosseis, vida aquática: Novos grupos apareceram entre as trilobitas, braquiópodes, briozoários, gastropodos e bivalvos. Primeiros vertebrados conhecidos (Agnatha). No final do Ordoviciano, existiam mais de 400 famílias de animais marinhos. Uma extinção em massa fechou o período Ordoviciano.

PRÉ CAMBIANO
A mais antiga e longa das Eras Geológicas, o Pré-Cambriano se estende desde a formação da Terra, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, até 570 milhões de anos atrás. o princípio do período de formação do planeta, a Terra era uma massa incandescente com rios de rocha dissolvida, vulcões em erupção e grande quantidade de enxofre
. A atmosfera

Relacionados