Equivalência patrimonial

Páginas: 9 (2241 palavras) Publicado: 29 de maio de 2012
SUMÁRIO


RESUMO 05
INTRODUÇÃO 06

1.DEFINIÇÕES 07

2. PROCEDIMENTOS DE APLICAÇÃO DO MÉTODO DE EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL 09

3. PERDAS POR IMPAIRMENT E DEMONSTRAÇÕES SEPARADAS 10

4. EMPREENDIMENTOS EM CONJUNTO 12

1.3 JUSTIFICATIVA.................................................................................................15

1.REFERÊNCIA................................................................................................16
REFERÊNCIA 38









RESUMO

São notórios os esforços para uma convergência das normas contábeis domésticas para normas internacionais. Vários fatores, porém, dificultam essa tendência à convergência. Uma dessas dificuldades reside em mensurar os investimentos permanentes pelo Método de Equivalência Patrimonial (MEP).INTRODUÇÃO
O CPC 18/IAS 28 (Investimento em Coligada e em Controlada) determina o tratamento a ser dado aos investimentos em coligadas associadas. Os principais problemas identificados referem-se basicamente a quais investimentos serão avaliados pelo método de equivalência patrimonial e qual a forma de mensuração daqueles que não são avaliados por talmétodo. O mesmo (CPC 18/IAS 28 Investimento em Coligada e em Controlada) trata de todas as participações em empresas coligadas, excetuando os investimentos em coligadas mantidos por meio de sociedades de capital de risco (venture capital), fundos mútuos e entidades similares. Esses investimentos são reconhecidos inicialmente ao valor justo com os efeitos em resultados ou são classificados como mantidospara negociação e contabilizados de acordo com o CPC 38/IAS 39 (Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração).

• Obs1.: Venture capital ou capital de risco ou capital de investimentos são empreendimentos que exigem investimento de risco, mas que oferecem lucros potenciais acima da média. Entre os setores que se destacam na atuação com esses empreendimentos destacam-se os de crescimentoemergente e os de alta tecnologia.

• Obs2.: Fundos mútuos são fundos administrados por uma sociedade de investimento que mediante determinada taxa arrecada recursos dos investidores e investe em ações, opções, commodities, entre outros títulos de mercado.










Definições

Associadas ou coligada: é a entidade na qual o investidor exerce influência significativa e que não é nemuma controlada nem uma joint venture do investidor. Influencia significativa: é o poder de participar das decisões sobre as políticas operacionais e financeiras da investida, sem controlar, individualmente ou conjuntamente, tais políticas.

Métodos de equivalência patrimonial (MEP): método no qual o investimento é inicialmente registrado ao custo e ajustado posteriormente pelas alteraçõescorrespondentes à participação do investidor no patrimônio líquido da investida. Os lucros ou perdas do investimento na coligada são contabilizados como resultados pelo investidor. Influencia significativa

A definição de coligada e a aplicação do método de equivalência patrimonial, depende da existência de influência significativa, e esta é presumida se o investidor possui, direta ou indiretamente(por meio de outras coligadas), 20 % ou mais do capital votante da investida (sem atingir o controle), a menos que, apesar de atingir o percentual, seja claramente demonstrado que a influência não se configura. Da mesma forma, presume-se que uma participação abaixo de 20% não configura influência, a menos que tal influência possa ser comprovada por outros meios, como nos casos de:

a)Representação no conselho de administração ou na diretoria da investida;

b) Participação nos processos de elaboração de políticas, incluindo participação nas decisões sobre dividendos e outras distribuições;

c) Transações materiais entre o investidor e a investida;

d) Intercâmbio de diretores ou gerentes;

e) Fornecimento de informação técnica essencial.


De forma similar à verificação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Equivalencia patrimonial
  • Equivalência Patrimonial
  • Equivalência patrimonial
  • EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL
  • Equivalencia patrimonial
  • Equivalencia Patrimonial
  • Equivalência patrimonial
  • Equivalência patrimonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!