Equipamentos e Acessórios Radiológicos

Páginas: 27 (6687 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Equipamentos e Acessórios

Para entender-se melhor a estrutura de um equipamento radiográfico, se faz necessário revisar o processo de geração dos raios X.
Um feixe de elétrons acelerados bombardeando um alvo, de material com elevado número atômico, é a chave na produção de radiação. Para serem acelerados, os elétrons necessitam de uma grande diferença de potencial, que é fornecida por umgerador ou fonte de alta tensão, através de dois eletrodos.
Tem-se, então, um canhão de elétrons que os lança a partir de um eletrodo contra o outro.
O choque entre elétrons e alvo faz com que ocorra a ionização do material bombardeado, a partir das camadas K e L da eletrosfera de seus átomos. Ocorre, então, a reocupação dos espaços deixados nestas camadas (K e L) pelos elétrons de camadas maisenergéticas, com liberação de energia eletromagnética de alta frequência e grande poder de penetração: os raios X.
Basicamente, há dois processos de produção de radiação, baseados na interação dos elétrons com o alvo, a saber: radiação de freamento ou Bremstrahlung e radiação característica. Independente de suas características peculiares, ambas as radiações são produzidas pelos mesmos elementos, oelétron acelerado de alta energia e o alvo de metal pesado. Portanto, podemos concluir que o aparelho de emissão de raios X é um equipamento que necessita ter um dispositivo com capacidade de acelerar elétrons e de dirigi-los para o choque com um alvo.
Por fim, devemos lembrar que a produção de raios X é omnidirecional, ou seja, a emissão dos fótons após o choque do elétron com o alvo ocorrerá emtodas as direções. Logo, há a necessidade de se providenciar para que a radiação produzida possa ser direcionada para o paciente a fim de produzir a imagem. Por outro lado, a radiação não direcionada ao paciente deve ser contida tanto quanto o necessário para proteção dos pacientes e técnicos.

Aparelhos de Raios X

Equipamento Básico
O processo de produção de uma imagem radiológica écomposto basicamente por uma fonte geradora de radiação, o objeto de irradiação (corpo do paciente) e um sistema de registro do resultado da interação do feixe de fótons com o corpo, normalmente, o filme radiográfico sensível à radiação X ou à luz. Associados à fonte e ao sistema de registro, temos dispositivos que servem para atuar sobre a emissão e forma do feixe de radiação, de maneira a tratá-loconvenientemente para produzir imagens que possuam validade diagnóstica.
Atualmente, existem vários tipos de equipamentos radiográficos produzidos por inúmeras empresas espalhadas pelo mundo. Todos os equipamentos possuem os mesmos componentes básicos e funcionam segundo o mesmo princípio de produção e detecção ou registro da imagem.
A tecnologia digital de registro e armazenamento das imagensgeradas está ocupando o espaço do filme radiográfico, permitindo o tratamento de imagens e o envio das mesmas para locais distantes da sala de exames para análise por profissionais da aérea radiológica. O que varia nos equipamentos é a forma, tamanho, capacidade de produção de raios X e alguns mecanismos ou acessórios que permitem maior flexibilidade no uso do aparelho, além, da questão da qualidadeda imagem e da dose de radiação que o paciente é submetido.
Desta forma, podemos dividir os equipamentos radiográficos em três grupos:
a) fixos; b) móveis; e c) portáteis.
Equipamento Fixo
Os equipamentos fixos, pela própria classificação, são aqueles que não podem ser retirados do local onde foram instalados. Necessitam, pois, de uma sala exclusiva para sua utilização, com suprimento adequadode energia, espaço para movimentação do paciente, técnico e equipe de enfermagem, local reservado para o operador controlar o equipamento à distância, armários para a guarda de acessórios, mesa onde se realizam os exames, entre outros requisitos.
Para clínicas e hospitais, é o equipamento mais utilizado, quando realmente há uma grande demanda de exames diários.
O equipamento fixo possui várias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questões sobre equipamentos é acessórios radiologicos
  • acessorios radiologicos
  • Acessórios radiologicos
  • acessorios radiologicos
  • Acessórios radiológicos
  • Equipamentos Radiológicos
  • Equipamentos radiológicos
  • Equipamentos Radiologicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!