Equipamentos de Movimentação

Páginas: 5 (1127 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015





Equipamentos de Armazenagem e Movimentação


Empilhadeira Elétrica

As empilhadeiras elétricas em seu geral são equipamentos mais silenciosos ideal para uso em meio da produção das empresas, operando com cargas.  Dentre os modelos de empilhadeiras, as elétricas são as mais indicadas para estoques menores, pois o operador pode operar em lugares com um espaço menor mais com melhor precisão, eambientes onde se tem um grande risco de explosão por não serem movidas a combustão, são muito mais segura para esse tipo de ambientes.

Vantagens e Desvantagens
Menor nível de ruído em relação a empilhadeiras à Diesel e Empilhadeiras a gás;
Capacidade de carga pode ser de até 7 toneladas nos modelos disponíveis no mercado brasileiro;
Modelos de empilhadeiras elétricas podem ser mais compactos doque empilhadeiras a combustão. Existem também paleteiras elétricas;
Sem emissão de fumaça ou poluentes;
Vários modelos disponíveis no mercado;
Baixo valor, se compararmos o custo beneficio da empilhadeira elétrica.

Empilhadeira à Gás

As empilhadeiras a gás, juntamente com as empilhadeiras a diesel compõem o grupo das empilhadeiras que funcionam à base de motor de combustão. A grande vantagemnas empilhadeiras movidas à combustão é que elas tem uma potência muito maior em comparação às empilhadeiras com motores elétricos e manuais, podendo em alguns modelos chegar a capacidade de cargas de 7 toneladas. Além disso, são os modelos com maior capacidade de elevação da carga. Nesse aspecto, outros modelos de empilhadeira são bastante limitados.

Cuidados para segurança
Ao lidar com cilindrosde gás de empilhadeiras a gás, é necessário ter uma série de cuidados, já que o gás é um material extremamente volátil e explosivo. Por isso, várias medidas de segurança devem ser tomadas ao lidar com cilindros de gás de empilhadeiras a gás:
Pessoas sem treinamento específico ou qualificação nunca devem trocar os cilindros de empilhadeiras a gás. Essa tarefa é cheia de riscos caso você não saibaexatamente o que está fazendo, por isso sempre tenhaprofissionais qualificados para troca dos cilindros de empilhadeiras a gás, ou reabastecimento dos cilindros, em caso de cilindros de empilhadeiras a gás reabastecíveis;
Certifique-se que haja correto posicionamento do cilindro sobre os encaixes e travas de segurança daempilhadeira a gás. Isso evita acidentes, vazamentos, e especialmentedesperdício de gás, já que as travas ajudam a posicionar o cilindro da forma que tenha maior desempenho sobre a empilhadeira a gás;
Os cilindros de gás de empilhadeiras a gás são extremamente pesados. As leis do trabalho impedem que peso muito grandes sejam carregados pelo trabalhador, por isso o transporte de cilindros de empilhadeiras a gás é uma tarefa para mais de uma pessoa;
Caso haja algum vazamentode gás durante o processo, isole o local e chame a assistência técnica imediatamente. Normalmente as empresas fornecedoras de cilindros de gás para empilhadeiras a gáspossuem pessoal treinado para essas situações.


Cavalo Mecânico

Cavalo mecânico ou caminhão extra-pesado: conjunto formado pelo cavalo mecânico com eixo simples (apenas 2 rodas de tração). Pode ser usado com vários tipos desemi-reboques dependendo da carga a ser usada.
Cavalo mecânico trucado ou LS: Parece com o cavalo mecânico, com o diferencial de ter eixo duplo no cavalo mecânico. Isto permite que cargas mais pesadas sejam acopladas pois o peso será melhor distribuído no chão.
Carreta 2 eixos: tanto o cavalo mecânico quanto o semi-reboque tem 2 eixos cada. O máximo comprimeito é de 18,15 metros e o peso bruto máximo é de33 toneladas.
Carreta 3 eixos: usa um cavalo mecânico com 2 eixos e um semi-reboque com 3 eixos. O comprimento é o mesmo da carreta de 2 eixos, mas o peso bruto máximo é de 41,5 toneladas.
Carreta cavalo trucado: usa um cavalo mecânico trucado (3 eixos) e um semi-reboque também com 3 eixos. O comprimento máximo é de 18,15 metros e o peso bruto máximo é de 45 toneladas.
Bitrem ou treminhão: tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Equipamentos de movimentação
  • Equipamentos de movimentação
  • Movimentação entre Equipamentos
  • equipamentos de movimentação
  • equipamento de movimentação
  • Equipamentos de movimentação
  • EQUIPAMENTOS DE MOVIMENTACAO
  • equipamentos de movimentação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!