Equipamentos de movimentação interna externa, Cadeia de suprimentos e Indicadores de desempenho

Páginas: 69 (17104 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2015
Rio de Janeiro, dia 10 de Junho de 2015.
SESI-RJ/ SENAI-RJ
Santa cruz












Equipamentos de movimentação interna e externa

Cadeia de Suprimentos

Indicadores de Desempenho




Nome: Suzana Bragança Moreira
Turma: Log 04 Professora: Rosangela
Índice:

















Equipamentos de Movimentação Interna e Externa

Seleção de Equipamentos

Como já foi abordado, os equipamentos demovimentação devem ser selecionados obedecendo a um plano geral de administração do fluxo de materiais e de produtos, para que, no final dos investimentos, obtenha-se um todo coerente capaz de atender bem às necessidades da empresa.
Entretanto, observa-se, em muitas empresas, uma aquisição esparsa de equipamentos e, muitas vezes, dirigida a uma solicitação isolada de alguma seção da empresa, semcoordenação com uma diretriz geral. Acumulam-se equipamentos de tipos, marcas diferentes e, no final, os investimentos poderão atingir um montante equivalente àqueles que se atingiria se as aquisições fossem bem coordenadas desde o início.
Recomenda-se, sempre, que se desenvolva um plano geral de administração dos fluxos de materiais e de produtos, para que, dentro dessas diretrizes do planejamento,seja possível adquirir equipamento a equipamento, de forma que, no final, o todo seja harmônico e contribua para a elevação da produtividade da empresa.


Classificação dos Equipamentos de Movimentação

As opções para movimentação de produtos envolvem combinações múltiplas no que diz respeito a equipamentos, formas de operação, entre outros.
A primeira grande divisão envolve um aspecto muitoimportante na concepção e operação de um armazém, que é a utilização ou não da direção vertical na armazenagem de produtos. Consideramos que há apenas o movimento horizontal, quando as unidades deslocadas (paletes, caixas, sacas) são dispostas nos seus locais de destino por um homem, sem auxílio de equipamentos de elevação - o que implica alturas de armazenagem compatíveis com essa condição.
Assoluções que implicam movimentação vertical, além da horizontal, pressupõem o uso de equipamentos apropriados, tais como empilhadeiras, transelevadores, pontes rolantes etc.
Outra grande divisão nos tipos de movimentação refere-se ao uso ou não de equipamentos motorizados. No deslocamento manual, o indivíduo transporta a carga nos braços, em carrinhos, paleteiras etc., mas toda a movimentação é feita comsuas próprias forças. O outro grupo, que corresponde à movimentação motorizada, pressupõe o emprego de equipamentos acionados por motores elétricos ou de combustão interna (gasolina, GLP, diesel etc.).
Outra forma de encarar o processo de movimentação em um armazém é a ocorrência ou não da automação. Os sistemas automatizados visam reduzir a mão-de-obra, mediante investimentos em equipamentos.Dependendo da situação, os sistemas automatizados podem ser usados para atender a qualquer necessidade básica de manuseio. Quando algumas necessidades básicas são atendidas por meio de equipamentos automatizados e as outras necessidades são atendidas por meio mecanizado, o sistema é denominado semi-automatizado.
Os sistemas mecanizados são os mais comuns, embora o uso de sistemas semi-automatizados eautomatizados esteja se expandindo rapidamente. No Brasil, a maioria dos armazéns não é automatizada, isto é, a colocação ou busca de um item no local de armazenagem é feita pelo homem, com auxílio ou não de equipamentos mecânicos.


Movimentação Interna de Materiais

A movimentação interna de materiais pode ser entendida como o transporte de qualquer produto de pequenas quantidades em qualquerfase de processo na empresa por distâncias relativamente, desde que não saia da empresa. Essa movimentação acontece com grande índice de repetição, e seus movimentos podem ser manuais ou mecânicos (automatizados), geralmente a movimentação estará presente na produção e no armazenamento, e como todo item da logística, ela nos atribui custos.
Trabalhando sempre visando diminuição de custos da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Equipamentos Cadeia de suprimentos Indicadores de desempenho
  • Movimentação interna e externa
  • Equipamentos de movimentação interna
  • Desempenho da cadeia de suprimentos
  • Avaliação de desempenho de cadeias de suprimentos
  • Cadeia de Suprimentos e Desempenho Competitivo
  • A utilização eficaz de equipamentos de movimentação interna
  • Indicadores An Lise Externa E Interna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!