equipamentos construção civil

Páginas: 12 (2805 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2014
EQUIPAMENTOS E MÁQUINAS NA CONSTRUÇÃO

INTRODUÇÃO

A arquitetura e a engenharia, atualmente, são altamente dependentes do uso de máquinas. Muitas das grandes obras que conhecemos hoje, só foram possíveis de serem realizadas graças aos avanços no campo do maquinário.
O homem, na pré-história, fez usos de máquinas simples, como rolar uma pedra aplicando uma força de alavanca. Hoje, rolamoscidades inteiras através das forças dos guindastes e gruas modernos que, se analisarmos mais cuidadosamente, funcionam com base nos princípios das máquinas simples.
Este trabalho foi realizado com a intenção de coletar dados acerca de algumas das máquinas mais comuns encontrados em um canteiro de obras. É evidente que a quantidade de equipamentos existentes atualmente é enorme. Nosso objetivo nãoé fazer um catálogo de todas as máquinas, mas sim, fornecer informações que possam esclarecer quaisquer dúvidas relativas aos usos e funcionamentos de algumas delas, além de expor ao arquiteto as possibilidades, e limitações, impostas por elas na execução do projeto arquitetônico.




















HISTÓRICO

Durante o desenvolvimento de um trabalho sobre a história dasmáquinas, Luiz Felipe Heide Aranha Moura, diretor da AMA (Organização de Desenvolvimento Cultural e Preservação Ambiental) disse: "Conhecer a história das máquinas é conhecer a vida de grandes gênios, revolucionários que com suas invenções isoladas articularam as veias do planeta. Pequenas engenhocas que resultaram em grandes soluções estratégicas para os modelos econômicos atuais".
O homem, hámilênios, faz uso de máquinas; mas, assim que elas foram se tornando mais complexas e cada vez mais autônomas, houve algumas desconfianças quanto a sua presença e funções. A fobia às maquinas não surgiu de simples camponeses ou trabalhadores ignorantes, e sim de pessoas de alta classe e pensadores. Consta que Platão, certa vez, advertiu seriamente dois de seus discípulos por terem recorrido a umaparelho que lhes permitiu realizar um cálculo geométrico em pouco tempo. Advertiu-os de que recorrendo a um artifício técnico - a utilização de algo mecânico - "rompiam e deterioravam a dignidade de tudo o que existia de excelente na geometria", rebaixando-a do sublime abstrato às coisas sensíveis e materiais. Recorrer à técnica era associar-se ao vulgar, ao banal. Mas as possibilidades da máquina, oude um engenho tecnológico qualquer, vir a mudar o mundo já estava subentendido no dito de Arquimedes "dai-me uma alavanca que eu erguerei o mundo".
Mas o real deslumbramento com as máquinas data de tempos recentes. Mesmo os desenhos dos aparelhos de Leonardo da Vinci foram vistos por muitos como projetos de um visionário, sem nenhuma aplicação ao mundo prático, nada mais do que "sonhostecnológicos", mesmo que tenha sido da cabeça dele que tenham saído projetos de ventiladores, escavadeiras de pequeno porte, fornos e até roupas de mergulho. Uma maior aceitação das máquinas iniciou-se com sir Francis Bacon que vislumbrou desmedidas potencialidades para obter a soberania humana sobre a natureza em geral através das máquinas, uma vez que essas é que satisfariam as ambições humanas de ampliaros horizontes através do descobrimento de novas terras, o que levou ao pensamento “saber é poder”, já que eram as máquinas, especialmente as militares, que permitiam aos escassos homens brancos navegar pelos oceanos e dominar continentes inteiros. Logo, Descartes, impressionado pela multiplicação dos aparelhos, das fontes e grotas artificiais, relógios, e artefatos mecânicos, deduziu que, embreve, utilizando-se deles em larga escala, o Homem tornar-se-ia "senhor e possuidor da Natureza".
As máquinas percorreram um longo caminho até chegar ao patamar em que se encontram hoje. Passa pela máquina de costura, pelo motor elétrico de Werner Von Siemens, pelo automóvel, construído em série por Henry Ford, por Santos Dumont e chega até às máquinas de controle numérico. Aí, entramos na era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Equipamentos construção civil
  • Maquinas e equipamentos na construção civil
  • Equipamentos de construção civil ii
  • Maquinas e equipamentos construção civil
  • Locação de equipamentos para construção civil
  • Equipamentos construção civil
  • Equipamentos de proteção para a construção civil
  • maquinas e equipamentos da construçao civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!