Equipamentos climatológicos e tipos de estação

Páginas: 5 (1077 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Equipamentos Climatológicos e Tipos de Estação


Introdução:

A observação da superfície consiste de procedimentos sistemáticos e padronizados, visando à obtenção de informações qualitativas e quantitativas referentes aos parâmetros meteorológicos, capazes de caracterizar plenamente o estado instantâneo da atmosfera. A padronização foi determinada pela OMM, incluindo tipos de equipamentosusados, técnicas de calibração, aferição, ajuste, manuseio e procedimentos observacionais. Além disso, os horários das observações, o tratamento dos dados observados, as correções efetuadas indiretas de outros parâmetros derivados, a transmissão e o uso operacional são igualmente realizados segundo padrões rígidos.
Os dados meteorológicos podem ser obtidos mediante leituras ou registroscontínuos, obteníveis dos instrumentos (temperatura, pressão atmosférica, direção e velocidade dos ventos, brilho solar, etc); outros, porém, são identificados pelo próprio observador (a quantidade, altura e o tipo de nuvens, a visibilidade, etc.). Outros dados são estimulados ou derivados dos primeiros (a temperatura do ponto do orvalho, a pressão ao nível do mar, etc.).
As observações meteorológicas sãoefetuadas em locais tecnicamente escolhidos e preparados para este fim; são as Estações Meteorológicas Automáticas ou Convencionais. Que possuem diferentes tipos de capacidade de amostragem e de instrumentos, que diferem no método e no tipo de quantificação.
As Estações Meteorológicas exigem normas com relação à localização dos equipamentos, tipo do terreno, tipo de cobertura vegetal do solo,padronização dos horários de observação e dos procedimentos operacionais, como a calibração e aferição dos equipamentos, para que se possa fazer comparação de dados em diferentes estações localizadas em qualquer outro lugar.
O acesso da estação deve ser voltado para o sul, a área que os aparelhos devem ocupar deve ser tal que evite o sombreamento ou interferência de um equipamento sobre outro. Aestação deve ser cercada a fim de evitar animais na área. O terreno deve ser plano, gramado e bem drenado, a grama deve ser cortada periodicamente. Na porção central deve ser instalado o abrigo meteorológico. Cercas e mourões devem ser pintados de branco e as portas da estação e do abrigo devem ser mantidas fechadas.
Os horários padrões de observação são às 1200, 1800, 0000 UTC (quecorrespondem as 9:00, 15:00 e 21:00 hora local). Segundo as normas da Organização Meteorológica Mundial e representam as condições meteorológicas que predominam no momento da observação no local onde está situada esta estação.


1 - Na Estação Meteorológica Convencional, o conjunto básico de equipamentos é:

ABRIGO METEOROLÓGICO
O ABRIGO encontra-se a uma altura padrão, de 1,5 metros e é construído porripas de madeira branca, que permitem uma ventilação natural e ao mesmo tempo permitem criar condições de sombra aos equipamentos. Alguns instrumentos são contidos no seu interior, como os termômetros convencionais, os termômetros de máxima e mínima, o aparelho registrador (termo-higrômetro), o evaporômetro e o psicrômetro.

ANEMÔMETRO
Mede a velocidade do vento (em m/s) e, em alguns tipos,também a direção (em graus).

BARÔMETRO
Mede a pressão atmosférica em coluna de milímetros de mercúrio (mm Hg) e em hectopascal (hPa).

EVAPORÍMETRO DE PICHÈ
Mede a evaporação – em mililitro (ml) ou em milímetros de água evaporada – a partir de uma superfície porosa, mantida permanentemente umedecida por água

HELIÓGRAFO DE CAMPBEL-STOKES
Aparelho que mede a Insolação, ou seja, mede ointervalo de tempo de céu descoberto quando o Sol se encontra acima do horizonte (em horas).

PLUVIÔMETRO
Mede a quantidade de precipitação pluvial (chuva), em milímetros (mm).

PSICÔMETRO
Mede a umidade relativa do ar – de modo indireto – em porcentagem (%). Compõe-se de dois termômetros idênticos, um denominado termômetro de bulbo seco, e outro com o bulbo envolvido em gase ou cadarço...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Subestações
  • Principais equipamentos de uma estação de tratamento deEfluentes
  • Tipos de equipamentos mais utilizados no transporte
  • Subestações
  • 02 Tipos de Inspeçao de Equipamentos
  • tipos de equipamentos para armazenagem
  • tipos de equipamentos de medição usados para TST
  • Tipos De Equipamentos Individuais E Como S O Usados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!