Equipamento de proteçao individual

Páginas: 11 (2704 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
ESCOLA TECNICA MOGIANA

CARLOS ALEXANDRE
BRUNO
FABIANA TAMYRES DE SOUZA LIMA
FERNANDO JOSÉ
THAMIRES
THIAGO HENRIQUE







EQUIPAMENTOS DE PROTEÇAO PARA TRONCO E CORPO INTEIRO










MOGI DAS CRUZES-SP
DEZEMBRO/2013
ESCOLA TECNICA MOGIANA

CARLOS ALEXANDRE
BRUNO
FABIANA TAMYRES DE SOUZA LIMA
FERNANDO JOSÉ
THAMIRES
THIAGO HENRIQUE




EQUIPAMENTOS DEPROTEÇAO PARA TRONCO E CORPO INTEIRO





Trabalho de Pesquisa apresentado no Curso Técnico em Segurança do Trabalho noite, com exigência parcial para aprovação nas disciplinas de Administração Geral; Noção de Informática; Desenho Técnico; Literatura e Produção de Texto; Segurança do Trabalho I; Normas e Legislação; Higiene Industrial I.





MOGI DAS CRUZES-SP
DEZEMBRO/2013
RESUMO
Autilização do EPI
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema principal a importância da utilização dos Equipamentos de proteção individual, sendo as vestimentas para o tronco e corpo inteiro, que visa a diminuição de acidentes devido a não utilização dos EPI's ou até mesmo a utilização inadequada.O conceito é ter uma atitude responsável.....
NR 6 EQUIPAMENTO DE PROTEÇAO INDIVIDUALEquipamentos de Proteção Individual  ou EPIs 
São quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis  ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscossimultâneos. O uso deste tipo de equipamentos só deverá ser contemplado quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade.

FUNÇÃO DO EPI É DE NEUTRALIZAR A AÇÃO DO AGENTE AGRESSIVO CONTRA A PESSOA.
De acordo com a NR-6 – Norma Regulametadora nº 6, “Equipamento de Proteção Individual EPI, todo dispositivo ou produto, de usoindividual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Em artigo publicado no site SGInet com o título de “A importância do teste de EPI’s antes de oficializar seu uso”, ressaltei que o EPI não tem a função de evitar acidentes, mas sim, a amenização das lesões ou agressão à saúde.
Além de ser obrigatório, o EPI também, só podeser comercializadodepois de ser aprovado pelo órgão competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. Porém, não é difícil encontrar os ditos EPI’s sem o nº do CA – Certificado de Aprovação que, neste caso, deixa de ser um EPI oficial e portanto, nem deveria ser comercializado. Acontece que os desavisados acabam por comprar tais equipamentos, até por contados baixos custos que são vendidos. Eu mesmo já presenciei o caso de uma prestadora de serviço para uma grande empresa que, ao ser auditada, tinha vários falsos EPI’s sem o número do CA. O que fica claro nesse caso é o desconhecimento da legislação por parte de muitas pequenas empresas, ou mesmo pela conduta duvidosa de “empresários” que pensam apenas nos lucros, se valendo da inexistência defiscalização.
Ao comprar um EPI, a empresa deve levar em conta não só o preço, mas também a qualidade com foi feito o equipamento. No mercado podemos encontrar capacetes que vão de seis a trinta reais, por exemplo. Ou seja, há algo de pode no ar. Como é possível tanta diferença de preço? Só há uma resposta: produto de má qualidade e desconfortável para o trabalhador. Se é desconfortável, incomoda ese incomoda, atrapalha na capacidade produtiva do colaborador. Quem fica com o prejuízo? Os dois. O trabalhador pelo desconforto e o empresário pela baixa produtividade de sua empresa.
Razões da existência dos falsos EPI’s ou dos equipamentos de baixa qualidade:
-Falta de fiscalização;
-Falta de critério dos compradores;
-Desconhecimento da legislação;
-Tolerância de profissionais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NR6
  • Equipamento de Proteçao Individual
  • Equipamento de Proteção Individual
  • equipamentos de proteção individual
  • Equipamento de Proteção Individual Epi
  • Epi equipamentos de proteção individual
  • Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva
  • EPI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!