equilíbrio quimoico

734 palavras 3 páginas
FÍSICO-QUÍMICA
EQUILÍBRIO QUÍMICO
Dizemos que uma reação reversível atinge um equilíbrio químico quando a velocidade da reação direta e a velocidade da reação inversa se igualam.
É importante notar que toda reação reversível fatalmente chegara a um equilíbrio embora isso possa demorar um tempo maior ou menor.
Desse modo, uma reação reversível nunca será completa.

N2(g) + 3H2(g) 3NH3(g) (500ºC)

CO(g) + NO2(g) CO2(g) + NO(g) (200ºC)
Reação 1: Reação direta (1).
Reação 2: Reação Inversa (2).
Vamos considerar: A + B C + D ;
Admitamos que a velocidade da reação (A + B C + D) seja dado por:
V1 = K1 [A] [B]
Essa velocidade é máxima no início da reação e depois, diminui com o tempo, pois A e B vão sendo consumidos.
Seja também a velocidade da reação inversa V2= K2 [C] [D] essa velocidade é nula no início da reação e, depois, aumenta com o tempo, á proporção que C e D vão sendo formados. Velocidade V1 Velocidade Reação Direta

Equilíbrio Químico V2 Velocidade Reação Inversa

Tempo
Notar:
- Tanto a reação direta como a inversa continuam se processando por isso, dizemos que há um equilíbrio dinâmico, em que V1 = V2;
- As quantidades de moléculas gastas na reação direta são refeitas na reação inversa, e vice e versa. Desse modo as quantidades de A, B, C e D permanecem inalteradas indiferentemente (desde que não mudem as condições físicas e químicas do sistema), por isso que o equilíbrio é denominado também estado estacionário.
Portanto, equilíbrio químico é quando a velocidade das reações direta e inversa se igualam.
GRAU DE EQUILÍBRIO
Chama-se grau de equilíbrio (α) de uma reação em relação a um determinado reagente, o quociente entre a quantidade de Mols desse reagente que realmente reagiu até o equilíbrio e a quantidade inicial de Mols do mesmo reagente que foi posta em reação.
Temos: α = (Quantidade de Mols que reagiu)

Relacionados