Equilibrio químico

Páginas: 18 (4358 palavras) Publicado: 21 de abril de 2013
SUMÁRIO

Introdução 2
Cinética Química 4
Condições básicas para que ocorra uma reação 4
Os reagentes devem entrar em contato 5
Deve haver afinidades químicas entre os reagentes 5
As colisões entre as partículas dos reagentes devem ser eficazes 6
Deve-se atingir atingir a energia de ativação 7
Velocidade de Reação 8
Concentração de reagentes 8
Superfície de contato 9Temperatura 10
Catalisadores 11
Equilíbrio Químico 11
Diagramas de Equilíbrio Químico 12
Reversibilidade das Reações Químicas 14
Constantes de equilibrio e suas aplicações 15
Aplicações de constantes de equilíbrio 16
Le Châtelier 17
Principio de Le Châtelier 18
Efeito das variações da concentração 19
Efeito das variações da pressão 19
Efeito das variações da temperatura 20
Efeitodo Catalisador 21
Conclusão 23
Referências Bibliograficas 24
Introdução

Cinética Química

Parte da química que estuda a velocidade das reações e todos os fatores que alteram as velocidades das reações, assim como temperatura, superfície de contato, concentração dos reagentes, catalisador, inibidores e outros.
Objetivo deste trabalho é aumentar o conhecimento quanto à cinéticaquímica, analisando as reações químicas sob diferentes aspectos, como por exemplo, corrosão dos metais, putrefação da carne, cozimento de alimentos na panela de pressão... Compreender a natureza e os mecanismos das reações químicas e conhecer as velocidades e as formas que podem acelerar ou retardar uma reação, tais como temperatura, concentração dos reagentes e catalisadores.
Portanto, será abordado oconceito de cinética química, condições para que ocorra uma reação, velocidades das reações e os fatores que alteram as velocidades das reações, com a finalidade de auxiliar o entendimento sobre o tema cinética química.

Equilíbrio Químico

Equilíbrio químico é o estágio atingido por duas reações quando elas acontecem simultaneamente em sentidos contrários e com a mesma velocidade. Todas asreações reversíveis em sistemas fechados tendem para o equilíbrio, ou seja, em um determinado instante a velocidade da reação direta passa ser igual a velocidade da reação inversa, assim, a partir do equilíbrio, as concentrações dos reagentes permanecem inalteradas, constantes.
O estudo desse tema proporcionará o entendimento que o equilíbrio químico se faz importante para a determinação deinúmeros processos químicos e naturais. Compreender que o termo constante de equilíbrio é um valor que relaciona as concentrações das espécies reagentes e do produto no momento em que ocorre o equilíbrio. E entender que o equilíbrio químico é a consideração dos fatores relacionados com as alterações que pode sofrer um sistema em equilíbrio, devido às mudanças das propriedades que o definem, geralmenteconhecido como “deslocamento de equilíbrio”.
Espera-se, assim, apresentar o conceito de equilíbrio, suas constantes e os princípios da Lei de Châtelier, com o objetivo de promover a aprendizagem sobre o tema equilíbrio química.

Cinética Química

A cinética química, também conhecida como cinética de reação, é uma ciência que estuda a velocidade das reações química nos processos químicos e osfatores que as influenciam. Incluindo investigações de como diferentes condições experimentais podem influir a velocidade de uma reação química e informações de rendimento sobre os mecanismos de reação e estado de transição, assim como a construção de modelos matemáticos que possam descrever as características de uma reação química.
Sua importância é muito ampla, já que se relaciona com temascomo, por exemplo, a rapidez com que um medicamento atua no organismo ou com problemas industriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a síntese de algum novo produto.
Estudamos cinética química para calcular a velocidades das reações químicas em nível macroscópico e em nível atômico. Podem-se obter informações sobre as quantidades molares, massa dos reagentes e produtos, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • equilíbrio químico
  • Equilíbrio quimico
  • Equilibrio Quimico
  • Equilíbrio Químico
  • Equilibrio Quimico
  • Equilibrio Quimico
  • Equilíbrio quimico
  • Equilibrio quimico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!