Equilibrio Químico

Páginas: 5 (1030 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO

Ao observarmos as coisas ao nosso redor para percebermos que à primeira vista, a matéria apresenta-se de duas maneiras diferentes: substâncias e misturas. Onde, a primeira,trata-se de um material que possui propriedades definidas e bem determinadas, podemos citar como exemplo o oxigênio, ferro, mercúrio. E a segunda, é um material que não possui todas aspropriedadesdefinidas por ser constituído de duas ou mais substâncias diferentes, como por exemplo, a água, seja ela potável, mineral ou não, com ou sem gás, ao qual podemos constatar em seu rótulo as inúmerassubstâncias dissolvidas.
As misturas ainda podem ser classificadas em: homogêneas e heterogêneas. As misturas homogêneas possuem o mesmo aspecto em todos os pontos, ou seja, possui uma única fase,sãodenominadas soluções. As misturas heterogêneas possuem duas ou mais fases, e são divididas em dois grupos distintos: as dispersões grosseiras ao qual possuem o disperso com diâmetro ≤ 1000 Ǻ, exemploágua + pedras de granito (mica, quartzo e feldspato), e as dispersões coloidais com disperso possuindo o diâmetro ≤ 10 Ǻ e ≥ 1000 Ǻ, como o sangue.
Através de processos físicos e mecânicos,épossível separar as substâncias que constituem tanto os sistemas homogêneos ou as fases constituintes nos sistemas heterogêneos. Vamos examinar alguns desses métodos de separação, também chamadosmétodos de fracionamento ou de análise imediata.




Um equilíbrio químico se faz presente onde reações diretas e inversas ocorrem simultaneamente. Esses sistemas são denominadosreversíveis e representados por .
A seta com sentidos duplos indica que a reação está em equilíbrio, ou seja, ela pode ocorrer tanto da esquerda para a direita (reação direta), como da direita para esquerda (reação inversa). A seguir temos um exemplo prático dessa reação.
A água líquida entra em equilíbrio químico quando é armazenada em recipiente fechado.

Vd =velocidade de vaporização.
Vi = velocidade de condensação.
O processo é reversível dentro do frasco fechado: as moléculas de água passam continuamente do estado líquido para o vapor (representado por Vd) e do vapor para o líquido (Vi).
O instante exato de equilíbrio é quando a velocidade de vaporização (Vd) fica igual à de condensação (Vi). Acompanhe o gráfico que representa esse e outrosequilíbrios:

Uma consequência importante do fato de as duas velocidades serem iguais na situação de equilíbrio é que a quantidade dos reagentes e produtos permanece constante.
Nas reações químicas reversíveis, a velocidade inicial (t=0) da reação direta é máxima, pois a concentração em mol/L do reagente também é máxima. Com o passar do tempo, a velocidade da reação diretadiminui, ao passo que a velocidade da inversa aumenta, é o que podemos observar passados 20 segundos (nesse instante temos uma maior quantidade de produtos).

Somente decorridos 30 segundos do começo da reação teremos o equilíbrio químico, daí então ele permanece constante até o fim do processo.
Faz de conta que a bolinha azul é o íon Cl- e a bolinha branca é o íon Ag+ . As duas bolinhasjuntas formam o composto AgCl(s) . A quantidade de AgCl(s) é sempre a mesma, assim como as quantidades dos íons. Tente observar !

Com isso, as concentrações das espécies são constantes nesta situação, o que evidencia o equilíbrio químico.



Constante de equilíbrio

O valor da constante de equilíbrio é obtido a partir das concentrações das espécies químicas presentes nasolução quando o sistema está em equilíbrio.

A constante de equilíbrio foi deduzida a partir das velocidades das reações direta e inversa.

Recordando que para uma reação qualquer do tipo

aA + bB = cC + dD

A velocidade da reação é dada por

V = k.[A]a.[B]b

É importante lembrar que a água e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • equilíbrio químico
  • Equilíbrio quimico
  • Equilibrio Quimico
  • Equilíbrio Químico
  • Equilibrio Quimico
  • Equilibrio Quimico
  • Equilíbrio quimico
  • Equilibrio quimico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!