Equilibrio ion cromato e dicromato

Páginas: 4 (880 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2012
Resultados e discussão

Parte I
Equilíbrio do íon cromato com íon dicromato.

Quando adicionou-se o ácido sulfúrico, 3M(H2SO4), na solução contendo cromato de potássio, 1M(K2CrO4), os íonscromatos, que possuem cor amarela, foram transformados em íons dicromatos, que possuem cor laranja, pela adição de ácido, demostrado na equação a baixo, no entanto esta reações são reversíveis em soluçõesalcalinas.
K2CrO4(aq) + H2SO4(aq) ↔ K2Cr2O7(aq) + K2SO4 (aq) + H2O(l)
Porem quando adicionou-se o hidróxido de sódio, 6M(NaOH), a solução passou de alaranjado para amarelado. Como o hidróxido desódio e uma base forte (encontra-se totalmente ionizado em solução aquosa), e o ácido sulfúrico (H2SO4) é um ácido forte.
Sabe-se que quando um ácido forte reage com uma base forte ocorre a formação desal e água.
2 NaOH(aq) + H2SO4(aq) → Na2SO4 (aq) + 2 H2O(l)
Aumentando a quantidade de água na reação, ou seja, haverá um aumento na concentração de água, de acordo com o principio de Le Chatelier: Oaumento no produto de uma reação favorece a formação do reagente. Por isso a solução passa de alaranjado para amarelo para mante seu equilíbrio.

Parte II
Equilíbrio ácido fraco e base fraca deindicadores.

Como o alaranjado de metila e a fenolftaleína são indicadores ácidos-bases; os indicadores ácidos-bases são substâncias orgânicas de elevado peso molecular, sendo capaz de comporta-secomo ácido ou base fraca e quando se ligam aos íons H+ ou OH- mudam de cor devido uma alteração na sua configuração eletrônica, são recomendável para indica se a solução e ácido ou básica.

Oalaranjado de metila possui a seguinte fórmula molecular (C14H14N3NaO3S) apresentando a cor amarelo quando seu pH e acima de 4 é vermelho quando seu pH esta abaixo de 3.
O ácido clorídrico, XM(HCl), etotalmente ionizável, pois e um ácido forte. Isso faz com quer o alaranjado de metila ligue-se aos íons H+ do ácido dando a solução uma cor vermelha.
HCl(aq) → H+(aq) + Cl-(aq)
No entanto quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Concentração de ion cromato e dicromato
  • Equílibrio cromato- dicromato
  • relatório equilibrio cromato-dicromato
  • Equilíbrio químico CROMATO/ DICROMATO
  • Equilíbrio Cromato Dicromato
  • Relatório de equilibrio quimico
  • RELATÓRIO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO – SISTEMA CROMATO/DICROMATO
  • Cromato e Dicromato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!