Equilibrio de sistemas de forças

Páginas: 4 (944 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Profº Ms.VALTER BEZERRA DANTAS (Física 21/12/2008)


Estática

Equilíbrio dos Sistemas de forças
(Aplicados ao ponto e aos sólidos)

 

Introdução
Dentre todos os fenômenos físicos, os domovimento, pela sua simplicidade, são os que mais se destacam. Além de mais simples, os fenômenos do movimento têm importância fundamental porque servem de explicação a inúmeros outros: o calor, o some a própria luz são conseqüências de movimentos 'ocultos' à nossa percepção. A parte da Física que estuda o movimento e suas causas chama-se Mecânica. Didaticamente, reserva-se a denominaçãoCinemática, para o estudo dos movimentos e Dinâmica, para o estudo de suas causas.
Um caso particular de movimento é o repouso — movimento nulo. Há repouso quando os agentes causadores do movimento secompensam ou equilibram. Daí se dizer que um corpo em repouso está em equilíbrio. A parte da Mecânica que estuda as condições em que há equilíbrio chama-se Estática.
Segundo o estado de agregação da matéria(no corpo em estudo), variam as condições de equilíbrio, e temos: a estática dos sólidos, dos líquidos e a dos gases.
A Estática, deixando um pouco de lado o rigor acadêmico, pode ser desenvolvidatotalmente à parte da Dinâmica. É o que propomos nesse Resumo.
1. Noção elementar de força
Essa noção está associada ao esforço muscular, no ato de empurrar ou puxar um objeto.
2. Noção física deforça
Na superfície da Terra, os corpos tendem a cair, isto é, a mover-se para níveis cada vez mais baixo. Este fenômeno é devido a uma ação atrativa exercida pela Terra denominada gravidade. Paraespecificar quantitativamente esta atração, pode-se medir a distensão de uma mola helicoidal à qual se suspende o corpo. É o que fazem os peixeiros com o dinamômetro ou balança de mola.
Verifica-se então(pela medida), que a intensidade dessa ação local é proporcional à quantidade de matéria do corpo, isto é, pondo-se sobre o gancho do dinamômetro uma porção duas vezes maior que a anterior, se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Força e equilibrio
  • EQUILIBRIO DE FORÇAS
  • equilíbrio de forças
  • Força e Equilíbrio
  • Equilíbrio de forças
  • Forças em Equilibrio
  • Equilíbrio,sistemas de forças,movimentos,potência,energia,trabalho,atrito e rendimento
  • Tisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!