Equil brio Qu mic1

4540 palavras 19 páginas
Equilíbrio Químico
1 - A fim de ambientar a pesquisa e introduzir alguns conceitos sobre Equilíbrio Químico assista ao vídeo abaixo e responda a questão a seguir: http://web.ccead.pucrio.br/condigital/video/index.html - Conversa Periódica – Equilíbrio Químico

A – Toda reação química pode estabelecer um estado de Equilíbrio Químico? Explique com base no vídeo e pesquisas adjacentes.
R: Não, somente em reações reversíveis representadas por duas setas·, na qual a reação é direta e inversa, significando que a reação ocorre tanto da direita para esquerda, quanto da esquerda para a direita na mesma velocidade, permanecendo constantes as concentrações das substâncias.

2 – Análise cada uma das condições abaixo (itens) de forma a averiguar como cada um desses estados influência na situação de Equilíbrio Químico.

A – O ambiente onde se realiza a experiência (Aberto / Fechado).
R:Quando a experiência se realiza em um lugar aberto, o espaço se interage com o equilíbrio químico, podendo depositar novas matérias dentro do equílibrio químico (reagente ou produto), alterando o equilíbrio químico tanto para o lado reagente tanto para o lado do produto.
Já no sistema fechado, só haverá a troca de energia se tiver um deslocamento do equilíbrio e nas reações em que há substâncias gasosas, o equilíbrio químico somente será alcançado se o sistema for fechado.

B – O tipo de reação envolvida (Reversível / Irreversível).
R:O equilíbrio químico só pode acontecer quando a reação é reversível, pois só nelas tem como equilibrar um sistema, mantendo os reagentes em uma constante transformação, dando a reação, dois sentidos:
- O Direto: seta direcionada para a direita, indicando a transformação de reagente para produto;
- O Inverso: seta direcionada para a esquerda, mostrando que o produto pode voltar a ser reagente. N2(g) + 3 H2(g) ↔ 2 NH3(g)

Já na reação irreversível, não é possível obter um equilíbrio químico, pois a reação não é constante e a transformação entre os dois

Relacionados