Equilíbrio químico

Páginas: 3 (686 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
Equilíbrio Químico

* Definições

Equilíbrio químico é a parte da físico-química que estuda a reações reversíveis e as condições para o estabelecimento desta atividade equilibrada.
Asreações da química analítica, as reações na natureza e os principais processos industriais de produção de substâncias são em sua maioria reversíveis, ou seja, desenvolvem-se ao mesmo tempo e em direçõesopostas.
A causa do estabelecimento do equilíbrio químico é a nivelação das velocidades da reação direta (para a direita) e a da inversa (para a esquerda) que se realiza como conseqüência das mudanças deconcentração das substâncias.
Para que se estabeleça o equilíbrio químico são necessárias duas condições: que a temperatura e pressão permaneçam constantes e que o sistema esteja fechado.

*Características

A velocidade da reação direta tem que ser igual a velocidade da reação inversa.
Exemplo:

Na reação acima, para que ocorra o Equilíbrio Químico é NE necessário que a velocidade dareação direta (V1) seja igual a velocidade da reação inversa (V2). No início só existem os reagentes depois passa então a ocorrer à formação de produtos que podem converter-se a reagentes novamente.No equilíbrio é dinâmico, ou seja, as duas reações continuam ocorrendo só que com velocidades iguais.
Externamente não se percebe nenhuma mudança no sistema, sendo assim nenhuma característica comocor, estado físico, volume, densidade sofrem alterações apesar da dinamicidade das reações.

* Análise gráfica

Podem ser elaborados vários tipos de gráficos colocando na ordenada a velocidadeda reação direta (V1) e indireta (V2), a concentrações de reagentes ou produtos ou ambos, em função do tempo.

A partir da análise dos gráficos pode-se concluir que a concentração dos reagentes émaior no início e passa a diminuir com o tempo da reação, já nos produtos ocorre o inverso, aumentando sua concentração com o passar do tempo da reação até ficar constante atingindo o equilíbrio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • equilíbrio químico
  • Equilíbrio quimico
  • Equilibrio Quimico
  • Equilíbrio Químico
  • Equilibrio Quimico
  • Equilibrio Quimico
  • Equilíbrio quimico
  • Equilibrio quimico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!