Equilíbrio estático

Páginas: 2 (302 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
EQUILÍBRIO ESTÁTICO


INTRODUÇÃO:

De acordo com a primeira lei de Newton, sabemos que um corpo está em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme se a resultante dasforças que atuam sobre ele é nula. Nesse caso dizemos que o corpo está em equilíbrio, que por sua vez pode ser estático. Neste experimento, descrevemos o que ocorre com os corpos queestão em equilíbrio estático, que é o arranjo de forças atuantes sobre determinado corpo em repouso de modo que a resultante dessas forças tenha módulo igual à zero, ou seja, elas seanulam resultando o equilíbrio.

OBJETIVO:
Iremos mostrar nesse experimento que quando apoiarmos um garfo um ao outro teremos o equilíbrio das forças atuantes, de modo que osistema se mantém na mesma posição. Sendo assim desde que nenhuma força resultante externa atue nos garfos eles manterão a posição de equilíbrio ou repouso devido à inércia.MATERIAL:
2 garfos
1 copo
1 moeda

METODOLOGIA:
Pegue dois garfos idênticos, entrelacei e depois coloque a moeda no meio deles, aperte bem os dentes do garfo para que não escape. Emseguida pegue os garfos delicadamente posicionando no copo, ache o ponto de equilíbrio e tente solta-lo, ele ficará em equilibrado. Os garfos ficam equilibrados devido adistribuição de peso adequado e ao centro gravitacional (ponto de encontro entre a moeda e copo). A soma das forças dos vetores é nula mantendo assim o sistema em repouso.


RESULTADO:Temos como resultado que a ponta da moeda é exatamente o ponto onde os pesos se equivalem, os cabos dos garfos pesam o mesmo que a parte com dentes, procuramos então com a ajuda deuma moeda o ponto de equilíbrio entre os corpos. De acordo com a primeira lei de Newton, todas as partes de um sistema em equilíbrio também estão em equilíbrio.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Equilíbrio Estático
  • equilibrio estatico
  • Equilíbrio estático
  • Equilíbrio estático
  • Equilíbrio Estático
  • Equilibrio Estatico
  • Equilibrio Estático
  • Equilíbrio estático

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!