Equilíbrio de ácido - base

Páginas: 9 (2138 palavras) Publicado: 6 de fevereiro de 2015

Índice
Introduçao 2
Diferença entre água da chuva e água da chuva ácida 3
Água destilada e água pura 6
Exemplos de produtos do quotidiano como ácidos e como bases 7
Ácidos e bases segundo a teoria protónica de Bronsted Lowry 9
Pares ácido-base conjugados 11
Espécies anfotéricas 11
Reaçoes de ionização e dissociação 12
Indicadores colorimétricos de ácido - base. 13
Indicadoresnaturais 14
Zona de viragem de um indicador 15





Introduçao
Desde a antiguidade que se classificam as substâncias como ácidos ou como bases.
As reacções ácido-base têm grande importância em Química, intervindo em numerosos processos químicos industriais e em processos biológicos.
Em muitos destes processos é fundamental o controlo das características ácido-base do meio.



Diferençaentre água da chuva e água da chuva ácida


Os conceitos de chuva e precipitação aparecem muitas vezes associados, embora o segundo seja mais abrangente que o primeiro. De facto, o conceito de precipitação incluitodo o tipo de água que cai e se deposita na superfície da terra, quer esta se encontre no estado líquido quer se encontre no estado sólido. Contudo, quando falamos de chuvareferimo-nos apenas à precipitação de água no estado líquido.
A formação de precipitação requer a existência de condensação na atmosfera devido ao seu arrefecimento. O processo de condensação é facilitado pela presença de partículas ou moléculas na atmosfera, denominadas de núcleos de condensação, entre os quais se destacam as moléculas de cloreto de sódio, produtos de combustão do enxofre e compostos deazoto.









As chuvas podem ser classificadas com base nos processos que conduzem à sua formação, podendo ser:
• Convectivas:
o Estas chuvas formam-se por processos de evaporação derivados da insolação, em que o ar húmido, formado nas camadas baixas da atmosfera, ascende às camadas altas, arrefecendo e dando origem à ocorrência de condensação e chuva. Este fenómeno é habitualdurante o inverno, em zonas tropicais e em latitudes temperadas. Contudo, nestas mesmas regiões, podem existem fenómenos análogos, embora menos intensos, durante o verão, devido ao efeito da insolação. Este efeito é devido à produção de nuvens de desenvolvimento vertical que, na sua ascensão, passam por um processo de arrefecimento e podem originar tempestades.
• Orográficas:
o Este tipo de chuvasproduz-se nas zonas montanhosas devido ao arrefecimento das massas de ar húmido que se elevam. Este arrefecimento acarreta a condensação e a posterior precipitação. Para que se produza este tipo de chuvas, as montanhas devem ter uma altura superior a 1500 ou 2000 metros.
• Ciclónicas:
o Estas chuvas associam-se aos ciclones extra-tropicais ou tempestades e produzem chuvas generalizadas.

Aschuvas podem ser caracterizadas segundo diversas perspectivas. Do ponto de vista químico, considera-sea chuva é ácida quando oseu pH é inferior a 5.6, podendo mesmo alcançar o pH do vinagre (pH=3). Estes valores de pH, baixos, são causados pela presença de ácidos, comoo ácido sulfúrico (H2SO4)e o ácido nítrico (HNO3), formados a partir do dióxido de enxofre(SO2) e do monóxido de azoto,respectivamente, presentes na atmosfera. A chuva, normalmente, é ligeiramente ácida, apresentando um pH próximo de 5.6, devido à presença de CO2na atmosfera que, em contacto com o vapor deágua (também existente na atmosfera), dá origem ao ácido carbónico (H2CO3).






Água destilada e água pura

A água é um bem precioso, o qual devemos sempre valorizar. Fonte de saúde e vida, a água potável, alémde consumida, é utilizada de diversas maneiras pelos seres vivos, como por exemplo, na higiene pessoal, preparo de alimentos, limpeza em geral, agropecuárias, indústrias, entre outros.
Apesar de a água ser tão importante, há tipos específicos desta substância, e nem todos podem ser consumidos pelos seres humanos e animais.
A água pura, ao contrário do que pensamos ser provável, não pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos do equilíbrio ácido-base
  • Equilíbrio ácido-base: indicadores
  • Equilíbrio Ácido-Base
  • Equilibrios ácido-base e de complexação
  • Equilíbrio Ácido-Base
  • equilíbrio em soluções de ácidos e bases
  • Equilibrio acido base
  • Equilibrio Acido Base

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!