equação do 2 grau relacionado a engenaria

824 palavras 4 páginas
Pesquisa Operacional
Pesquisa Operacional from msleite100

Na 2ª Guerra Mundial, a Pesquisa Operacional surgiu para resolver problemas de natureza logística, de natureza tática e de estratégia militar. Com o fim do conflito, houve a transferência do conhecimento adquirido para a área civil.

DEFINIÇÃO
Pesquisa Operacional é uma abordagem matemática/científica para a tomada de decisões. Existem vários sub-tópicos na pesquisa operacional: Programação Matemática, Modelos Estocásticos, Análise de Demanda, Processos Decisórios entre outros.

PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA
Na Programação Matemática são representadas alternativas ou escolhas de um problema como variáveis de decisão e existem a procura por valores dessas variáveis de decisão que minimizam ou maximizam funções dessas variáveis, chamadas funções objetivos, sujeito a restrições sobre os possíveis valores dessas variáveis de decisão. Programação Linear e Fluxo de Redes são exemplos de Programação Matemática.

Programação Linear: na PL busca-se a distribuição eficiente de recursos limitados para atender um determinado objetivo, em geral, maximizando lucros ou minimizando custos.
Fluxo de Redes: os modelos de programação em redes têm sido utilizados com sucesso em diversos programas como fluxos em rede ou grafo, exemplos: problema de caminho mínimo, problema de caminho máximo.
MODELOS ESTOCÁSTICOS
Modelo matemático cujas variáveis respondem a uma distribuição específica. Tais modelos não oferecem soluções únicas, mas apresentam uma distribuição de soluções associadas a uma probabilidade, segundo uma determinada distribuição de probabilidades. Teoria do jogos e Teoria das filas são exemplos de Modelos Estocásticos pois trabalham com distribuição de probabilidades.

Teoria dos Jogos: A teoria dos jogos é uma teoria matemática criada para se modelar fenômenos que podem ser observados quando dois ou mais "agentes de decisão" interagem entre si.
Teoria das Filas: é um ramo da probabilidade que estuda a

Relacionados

  • Silos
    33981 palavras | 136 páginas
  • AN LISE DA RESIST NCIA COMPRESS O DE COMP SITO CIMENT CIO REFOR ADO COM FIBRAS DO MESOCARPO DO DEND Vers o final
    9738 palavras | 39 páginas
  • Projeto Pedagógico Eng Civil PUC Minas
    22313 palavras | 90 páginas
  • Elza_Hofer
    41070 palavras | 165 páginas