Equalização de imagem

Páginas: 12 (2768 palavras) Publicado: 2 de maio de 2011
Equalização e modificação de histogramas

Televisão Digital
2004/2005

Sérgio Ramos Pinho Rui Manuel Ferreira do Couto

030503028 030503011

Equalização e Modificação de Histogramas

Índice:
Índice Introdução Objectivos Preliminares Teóricos Procedimentos Imagens a Preto e Branco
Equalização da Imagem Ajuste de Contraste e Luminosidade 2 3 3 3 4 4 4 5 7 7 8 9 9 10 11 11 12 13 13 15Imagens a Cores
Conversão de RGB para YCbCr
Eliminar Componente Y Eliminar Componente Cb Eliminar Componente Cr

Equalização YCbCr Alteração dos niveis do histograma YCbCr Modificação Histogramas YCbCr Equalização RGB Alteração dos niveis do histograma RGB Modificação Histogramas RGB

Conclusões

Televisão Digital – 2004/2005 Sérgio Pinho, Rui Couto

Pág.2

Equalização eModificação de Histogramas

Introdução:
Neste trabalho vai-se fazer a manipulação de imagens a preto e branco e a cores. A opção cores foi totalmente introduzida face à versão anterior do desenvolvimento deste trabalho, isto é, opções como equalização de histogramas a cores e alteração de contraste de imagens (RGB) são agora possiveis. O intuito deste trabalho é portanto efectuar um ajuste da imagem paraque seja mais agradável, e de certa forma mais cuidada do ponto de vista de quem a vê, e por outro familiarizarmo-nos com o processo de modificação e equalização de histogramas, utilizando as funcionalidades da “toolbox” do MATLAB.

Objectivos:
Os objectivos deste trabalho consistem em desenvolver um programa que obtenha o histograma de uma imagem e que peça ao utilizador os parâmetros paramodificar o histograma. O programa deverá apresentar no ecrân as imagens original e a correspondente ao histograma modificado. Pretende-se efectuar a manipulação do constraste de imagens a preto-e-branco através da modificação do histograma da imagem, bem como manipular a côr de imagens. Para este segundo caso, devem ser obtidos 3 histogramas distintos para a luminância e para as duas componentes decôr. As imagens a utilizar apresentam-se nos formatos ".tif", ".bmp" ou ".jpg". Uma vez lidas essas imagens para o MatLab, deve efectuar uma mudança do espaço de cores (de RGB para YCbCr) e manipular separadamente os histogramas da luminância e de cada uma das componentes de côr. Será possível também manipular directamente a imagem RGB, isto é sem a mudança do espaço de cores (de RGB para YCbCr),através da alteração de cada um dos histogramas de cada uma das cores R,G e B. No fim deverá ser feita uma análise ao tipo de informação contida em cada um das componentes de côr, assim como uma comparação entre os dois casos em que a manipulação é efectuada directamente sobre a imagem RGB e o caso em que existe uma mudança do espaço de cores.

Preliminares teóricos:
Um histograma é um diagramaque representa a frequência de ocorrência dos brilhos de uma imagem, como podemos ver pela imagem. O limite esquerdo do gráfico corresponde ao preto e o lado direito ao branco. Facilmente concluímos por este histograma, mesmo não sabendo qual a imagem de onde ele foi retirado, a imagem tem uma grande concentração de preto. Na equalização do histograma, pretende-se que o histograma final da imagemseja o mais constante possível, distribuindo concentrações de
Televisão Digital – 2004/2005 Sérgio Pinho, Rui Couto Pág.3

Equalização e Modificação de Histogramas

brilhos como acontece nos gráficos. Deve-se notar que a operação de equalização de histograma só conduziria a histogramas efectivamente constantes se a gama de brilhos fosse contínua e fosse infinito o número de pontos na imagem.No caso das imagens digitais, a discretização do espaço e dos brilhos não permite que esse resultado seja conseguido, como podemos ver pelos dois histogramas, o inicial e o obtido após uma operação de equalização. Contudo, essa operação é muito usada com o objectivo de efectuar uma normalização da escala de brilhos, obtendo resultados muito satisfatórios.

Procedimentos:
Na tabela seguinte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imagem
  • Imagem
  • imagem
  • A imagem
  • Imagens
  • O que é uma imagem?
  • Imagem
  • Imagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!