EQUA O DA DIFUSIVIDADE

Páginas: 8 (1865 palavras) Publicado: 29 de junho de 2015

EQUAÇÃO DA DIFUSIVIDADE




Sumário

1 Introdução................................................................................................2

2 Metodologia.............................................................................................3

3 Ensaio de injeção de fluidos..............................................................3 e 4

4 Escoamento defluidos............................................................................4

5 Resultados e Discussão............................................................... 4, 5 e 6

6 Conclusão...............................................................................................6

7 Referências Bibliográficas......................................................................6


















1 -Introdução
A equação da Difusividade relaciona o comportamento da pressão no interior do reservatório com o tempo e é função da porosidade da rocha, viscosidade do fluido, compressibilidade total do sistema e da permeabilidade relativa ao fluido em consideração. A equação da difusividade hidráulica, como é utilizada na engenharia de reservatórios, é obtida a partir da associação de três equações básicas: aequação da continuidade, que é uma equação da conservação da massa, a lei de Darcy, que é uma equação de transporte de massa, e uma equação de estado que tanto pode ser uma lei dos gases como a equação da compressibilidade para o caso dos líquidos (Rosa, 2006; Ahmed, 2006).
A equação da difusividade hidráulica é representada pela equação:

onde η é a constante de difusividade hidráulica,representada por:

onde: K é a permeabilidade absoluta, ϕ é a porosidade, µ é a viscosidade e ct é a compressibilidade total. As equações deduzidas admitem somente um fluido saturando o meio poroso. Na prática, sabe-se que há sempre a presença de pelo menos mais de um fluido (água) no meio poroso.
No caso de um meio poroso saturado com água e óleo, em que o óleo esteja fluindo (fluxo monofásico), a teoriaapresentada continua válida desde que a compressibilidade total seja calculada por:

onde: co é a compressibilidade do óleo, So é a saturação de óleo, cw é a compressibilidade da água, Sw é a saturação de água e cf é a compressibilidade da formação. Nesse último caso, a permeabilidade absoluta é substituída pela permeabilidade efetiva ao óleo (Ko).
Uma das formas utilizada para a solução daequação da difusividade (Eq. 1) considera o fluxo linear, ou seja, há apenas uma direção de fluxo, a direção x. Logo, os termos referentes às direções y e z são iguais a zero e a equação da difusividade reduz-se a:

Considerando ainda o regime de fluxo permanente, descrevendo um movimento de fluido em um meio poroso linear limitado, com uma alimentação externa a vazão constante e uma produção tambémconstante. Nesse regime de fluxo, assim como a vazão, a pressão não varia com o tempo. Dessa forma, a equação da difusividade tem o seu lado direito igual à zero. Logo:

e aplicando as condições de contorno, resulta na equação:

onde: Pw é a pressão de fluxo no fundo do poço, Pe é a pressão no limite externo do meio poroso, L é o comprimento do meio poroso e x é a distância para a leitura dapressão.
Logo, a Equação 6 fornece a pressão no meio poroso em determinada distância x. Este trabalho visa comparar o escoamento de fluidos durante a injeção pelos métodos secundário e terciário, através da aplicação da equação da difusividade hidráulica.
2 - Metodologia
Reagentes
Os reagentes utilizados para preparar a microemulsão foram: tensoatico aniônico comercial (sabão) derivado de ácidos graxos(20 – 30% em peso de óleo vegetal e 70 – 80% em peso de óleo animal); álcool iso-amílico (C5H11OH - Merck); óleo de pinho (fase orgânica – usada sem purificação prévia) e água destilada. O óleo (petróleo) utilizado foi obtido do Campo de Quiambina (campo maduro na Bahia) e a solução utilizada na injeção pelo método convencional foi salmoura na concentração de 2% de KCl.
Microemulsão
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Difusividade
  • Difusividade
  • Difusividade
  • Difusividade
  • Difusividade
  • Difusividade efetiva
  • difusividade de um vapor
  • Difusividade em gases

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!