Equa O Barom Trica

502 palavras 3 páginas
Equação barométrica[editar | editar código-fonte]
A pressão exercida por uma coluna de líquido ( por exemplo o mercúrio) é calculada a partir de sua densidade que supomos constante qualquer seja a altura na coluna. No caso de uma coluna de gás de seção A, a densidade varia com a altitude. A pressão P na altura z, Pz , é devida ao peso da coluna de gás entre z e z+dz. Em conseqüência, a pressão diminui quando a altitude aumenta.
Quando a altura aumenta de uma pequena quantidade dz , a pressão aumenta de uma quantidade dP:

onde g é a aceleração da gravidade e a densidade do gás, que suponhamos ser idéntica de z ate z +dz . Além disso, para um gás perfeito de massa molar M:

o que conduz à equação barométrica:

onde é a pressão na altitude

O primeiro instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica, o barômetro, foi feito por Torricelli (1608-1647). Era um instrumento rudimentar feito basicamente com vidro e mercúrio.
Temos dois tipos de equipamentos para medir pressão: o barômetro de mercúrio e o manômetro de tubo aberto. Os barômetros são usados para medir pressão atmosférica e os manômetros para medir a pressão de um gás.
Barômetro de mercúrio - Tubo fechado e em vácuo para que a pressão no ponto P seja igual à zero.

Barômetro de mercúrio
No ponto que o tubo é fechado p é zero, assim: p = p0 + Pgh
0 = p0 + Pgh p0 = P(mercurio)gh p0 = (13,6X10³)(9,8)(0,76) p0 = 1,01X10³Pa

Note que usamos h = 0,76 m, pois é a altura da coluna de mercúrio observada em um barômetro real, este cálculo é feito a 0°C.
Fórmula Barométrica de LAPLACE (para o ar) – Também é aplicada para os gases. A equação sugerida por Laplace (p = p0(e)e-y/y0) nos indica que a pressão diminui exponencialmente com a altura. Desta forma, não podemos usar uma relação linear nos cálculos de pressão no cotidiano.
Manômetro de tubo aberto – Consiste de um tubo em forma de U, conforme a figura abaixo. Parte do tubo está aberta à atmosfera e a outra parte está ligada a um sistema com

Relacionados

  • Calculo Numerico
    34245 palavras | 137 páginas
  • Física
    73659 palavras | 295 páginas