Eportação e inovaçao:brasil e china

1543 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Edital nº 07 / 2011 – PIBIC/ FAPEMIG / UFU

Projeto de Iniciação Científica

Desempenho Inovador e o Comportamento Exportador das Empresas de Países em Desenvolvimento

Plano de Trabalho do Aluno

Impactos das inovações tecnológicas no desempenho das exportações dos países em desenvolvimento

1 - Introdução

A evolução da humanidade ao longo da história, dada suas especificidades e limitações, tem como característica suprir necessidades coletivas expandindo sua margem de influência. Nesse sentido, as inovações compõem papel primordial no que tange ao desenvolvimento econômico dos grupos organizados socialmente. À medida que as inovações surgem, várias profissões, equipamentos, materiais, técnicas e até doutrinas se tornam ultrapassadas.

As relações sociais de experiência dão vazão à evolução das técnicas, que é o acúmulo de conhecimento acerca das formas de se realizar uma tarefa. A tecnologia envolve o conhecimento técnico e as ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento.

De acordo com KUBOTA & SARLENO (2008): “... inovação é um conceito que coaduna o novo com o mercado. Só existe associada ao fato econômico. Não é um conceito tecnológico, e muito menos científico”.

Deste modo, TIGRE (1998) também relaciona a inovação tecnológica com o mercado, mas, diferentemente do transcrito acima, sua visão não se assenta só nesta relação. Para ele, o processo de inovação tecnológica se estende, do ponto de vista econômico, mais propriamente ao processo de difusão destas inovações do que a simples ligação com o mercado: “Cabe lembrar que, do ponto de vista econômico, a inovação em si, ou seja, a primeira aplicação comercial de uma invenção, pode não representar impactos significativos. Muito mais importante é a velocidade e abrangência da difusão destas inovações na economia. A difusão de inovações depende de um conjunto de fatores condicionantes favoráveis,

Relacionados