Eportação e inovaçao:brasil e china

Páginas: 7 (1543 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Edital nº 07 / 2011 – PIBIC/ FAPEMIG / UFU

Projeto de Iniciação Científica

Desempenho Inovador e o Comportamento Exportador das Empresas de Países em Desenvolvimento


Plano de Trabalho do Aluno

Impactos das inovações tecnológicas no desempenho das exportações dos países em desenvolvimento

1 - Introdução

A evolução da humanidade ao longo dahistória, dada suas especificidades e limitações, tem como característica suprir necessidades coletivas expandindo sua margem de influência. Nesse sentido, as inovações compõem papel primordial no que tange ao desenvolvimento econômico dos grupos organizados socialmente. À medida que as inovações surgem, várias profissões, equipamentos, materiais, técnicas e até doutrinas se tornam ultrapassadas.As relações sociais de experiência dão vazão à evolução das técnicas, que é o acúmulo de conhecimento acerca das formas de se realizar uma tarefa. A tecnologia envolve o conhecimento técnico e as ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento.

De acordo com KUBOTA & SARLENO (2008): “... inovação é um conceito que coaduna o novo com o mercado. Só existeassociada ao fato econômico. Não é um conceito tecnológico, e muito menos científico”.

Deste modo, TIGRE (1998) também relaciona a inovação tecnológica com o mercado, mas, diferentemente do transcrito acima, sua visão não se assenta só nesta relação. Para ele, o processo de inovação tecnológica se estende, do ponto de vista econômico, mais propriamente ao processo de difusão destas inovações doque a simples ligação com o mercado:
“Cabe lembrar que, do ponto de vista econômico, a inovação em si, ou seja, a primeira aplicação comercial de uma invenção, pode não representar impactos significativos. Muito mais importante é a velocidade e abrangência da difusão destas inovações na economia. A difusão de inovações depende de um conjunto de fatores condicionantes favoráveis,incluindo inovações complementares, criação de infra-estrutura apropriada, quebra de resistência de empresários e consumidores, mudanças na legislação e aprendizado na produção e uso de novas tecnologias. Assim, embora a inovação abra oportunidades para empresas crescerem, criarem mercados e exercerem o poder monopolístico temporário, somente sua difusão ampla têm impacto macroeconômico”


O empenhodas empresas individuais em inovar tecnologicamente é importante na visão macroeconômica, pois os indicadores macroeconômicos são nada menos do que o agregado dos resultados econômicos dos agentes individuais de cada país. Por isso, o desenvolvimento tecnológico tem se colocado como um dos fatores determinantes da competitividade e das estratégias de desenvolvimento dos países.

Portanto, o estudosobre os impactos das inovações tecnológicas no desempenho das exportações dos países em desenvolvimento é relevante dado o atual estágio de globalização. As comparações entre as políticas econômicas e tecnológicas dos diversos países que estão em um ritmo de crescimento acelerado podem retratar muito bem como será o futuro dos mercados consumidores mundiais. Um exemplo disto seria o caso daChina que está crescendo a taxas elevadas, já há alguns anos, devido a suas decisões e políticas de incentivo à inovação.

2 - Objetivos

A finalidade deste presente trabalho se verifica em localizar uma relação entre o desenvolvimento tecnológico, ou a capacidade de inovação dos países classificados como “em desenvolvimento” com seus respectivos montantes de exportação. O objetivo também sedefine na análise do impacto dessa relação sobre a atual situação dos países no cenário econômico internacional.

Além deste objetivo principal, serão traçados vários objetivos específicos com o intuito de se formular a resposta em torno do tema proposto. Esses objetivos serão alcançados ao longo da pesquisa e servirão de base para o desenvolvimento de toda a pesquisa. Entre eles estão:

•...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • China
  • China
  • china
  • China
  • China
  • China
  • China
  • china

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!