epopeia de Gilgamesh

Páginas: 6 (1493 palavras) Publicado: 24 de junho de 2014
EPOPÉIA De Gilgamesh


O relato de Genesis e a Epopeia Gilgamesh_
Introdução
Na Bíblia dos muitos pontos atacados pelos liberais deles é o cataclisma manifesto por DEUS no dilúvio de Noé. Os ataques começaram com James hutton 1926-1927 que decretou em 1925 “o passado do nosso planeta deve ser explicado pelo que vemos acontecendo agora” não há poderes a serem pregados, e nem ação admitidasexcetas aquelas cujo o principio conhecemos”
De fato a descrescença do dilúvio tornou-se tão forte que muitos colégios cristãos não ensinam mais porem Jesus ensinou que o dilúvio foi uma historia real tão real como sua futura segunda vinda “assim como foi nos dias de Noé será também nos dias do filho do homem comiam bebiam casavam-se e davam-se em casamento até o dia em que Noé entrou na arca, eveio o dilúvio e destruí a todos” Lucas 17.26,27
Os liberais como já vimos negam totalmente a existência do dilúvio e dizem que o relato bíblico nada mais é que uma copia do dilúvio contado pelos babilônios da Epopeia de Gilgamesh.
Época da Epopeia de Gilgamesh
Em 1853 o arqueólogo Austn henry e a sua equipe escavaram a livraria palaciana da antiga capital da síria entre os seu achadosestava uma serie de 12 tabletes e um grande épico os tabletes datavam em 650 antes de Cristo mas o poema era muito mais antigo. O eroegilmash de acordo com alista dos reis sumérios foi um rei da primeira dinastia de Uruk que reinou por 126 anos.
Na verdade o dilúvio babilônico que é contato no decimo primeiro tablete masEa o deus que criou o homem alertou ai seu adorador sobre a decisão do conselhodos deuses de destruir toda a humanidade e mandou construir um enorme barco
As Semelhanças da Epopeia de Gilgamesh com relato de Genesis
Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração”. (GENESIS, cap. 6, ver. 5)
“A terra estava corrompida à vista de Deus, e cheia de violência”.(GENESIS, cap. 6, ver 11). “Fareidesaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis, e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito”.(GENESIS, cap. 6, ver 7).
Naqueles dias a terra fervilhava, os homens multiplicavam-se e o mundo bramia como um touro selvagem. Este tumulto despertou o grande deus. Enlil ouviu o alvoroço e disse aos deuses reunidos em conselho: ‘O alvoroço dos humanos éintolerável, e o sono já não é mais possível por causa da balbúrdia.’ Os deuses então concordaram em exterminar a raça humana”.(SANDARS, 1992, p. 149)
“Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos, e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento, de cinqüenta a largura, e a altura de trinta. Farás ao seu redor uma abertura de umcôvado de alto; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro”. (GENESIS, cap. 6, ver 14-16)
“… entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos. De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares contigo”.(GENESIS, cap. 6, ver. 18).
Ea (deus daágua doce e da sabedoria, patrono das artes e protetor da humanidade), avisa Utnapishtim em um sonho das intenções de Enlil e orienta-o de como sobreviver à catástrofe que estaria por vir:
“... põe abaixo tua casa e constrói um barco. Abandona tuas posses e busca tua vida preservar; despreza os bens materiais e busca tua alma salvar. Põe abaixo tua casa, eu te digo, e constrói um barco. Eis asmedidas da embarcação que deverás construir: que a boca extrema da nave tenha o mesmo tamanho que seu comprimento, que seu convés seja coberto, tal como a abóbada celeste cobre o abismo; leva então para o barco a semente de todas as criaturas vivas. (...) Eu carreguei o interior da nave com tudo o que eu tinha de ouro e de coisas vivas: minha família, meus parentes, os animais do campo – os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Epopeia de Gilgamesh
  • A epopéia de Gilgamesh
  • Epopéia de Gilgamesh
  • Epopéia de gilgamesh
  • A Epopéia de Gilgamesh
  • Resumo epopeia de gilgamesh
  • Resumo da epópeia de gilgamesh
  • Épopeia de gilgamesh e o livro de génesis.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!