Epopéia de Gilgamesh

Páginas: 5 (1097 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2014
 A Epopéia de Gilgamesh e o velho testamento
As semelhanças entre a Epopéia de Gilgamesh e o velho testamento da Bíblia, iniciam-se logo nos primeiros versículos , ou seja, na criação do homem.
Gilgamesh- “A deusa então concebeu em sua mente uma imagem cuja essência era a mesma de Anu, o deus do firmamento. Ela mergulhou as mãos na água e tomou um pedaço de barro; ela o deixoucair na selva, e assim foi criado o nobre Enkidu”
Bíblia- “Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.(GENESIS, cap. 2, ver. 7).
Gilgamesh- “Ele era inocente a respeito do homem e nada conhecia do cultivo da terra. Enkidu comia grama nas colinas junto com as gazelas e rondava os poços de água com os animaisda floresta; junto com os rebanhos de animais de caça, ele se alegrava com a água”
Bíblia- “Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra, e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra e a todas as aves dos céus e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verdelhes será para mantimento”.(GENESIS, cap. 1, ver. 29-30).
Gilgamesh- “Enkidu perdera sua força pois agora tinha o conhecimento dentro de si, e os pensamentos do homem ocupavam seu coração”
Bíblia- “Porque Deus sabe que no dia em que comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” (GENESIS, cap. 2, ver. 5).
 

Na comparação com a tentação no Éden, aprostituta sagrada, pode ser interpretada como o fruto proibido, a serpente e a própria Eva, com o poder de seduzir o homem e tirar sua inocência com falsas promessas.
Gilgamesh- “… tu, um mercenário, que depende do trabalho para obter teu pão!”
Bíblia- “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado”.(GENESIS, cap. 3, ver. 19).
Gilgamesh- “Naqueles dias aterra fervilhava, os homens multiplicavam-se e o mundo bramia como um touro selvagem. Este tumulto despertou o grande deus. Enlil ouviu o alvoroço e disse aos deuses reunidos em conselho: ‘O alvoroço dos humanos é intolerável, e o sono já não é mais possível por causa da balbúrdia.’ Os deuses então concordaram em exterminar a raça humana” ( pág. 100)
Bíblia- “Viu o Senhor que a maldade do homem sehavia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração”.(GENESIS, cap. 6, ver. 5).
 
Gilgamesh- “... põe abaixo tua casa e constrói um barco. Abandona tuas posses e busca tua vida preservar; despreza os bens materiais e busca tua alma salvar. Põe abaixo tua casa, eu te digo, e constrói um barco. Eis as medidas da embarcação que deverás construir: que a boca extremada nave tenha o mesmo tamanho que seu comprimento, que seu convés seja coberto, tal como a abóbada celeste cobre o abismo; leva então para o barco a semente de todas as criaturas vivas. (...) Eu carreguei o interior da nave com tudo o que eu tinha de ouro e de coisas vivas: minha família, meus parentes, os animais do campo – os domesticados e os selvagens – e todos os artesãos”
Bíblia- “Faze umaarca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos, e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento, de cinqüenta a largura, e a altura de trinta. Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de alto; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro. entrarás na arca, tu e teusfilhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos. De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares contigo”.(GENESIS, cap. 6, ver.14- 18)
Gilgamesh-
“Caiu a noite e o cavaleiro da tempestade mandou a chuva.(...) Por seis dias e seis noites os ventos sopraram; enxurradas, inundações e torrentes assolaram o mundo; a tempestade e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Epopeia de Gilgamesh
  • A epopéia de Gilgamesh
  • Epopéia de Gilgamesh
  • epopeia de Gilgamesh
  • Epopéia de gilgamesh
  • A Epopéia de Gilgamesh
  • Resumo epopeia de gilgamesh
  • Resumo da epópeia de gilgamesh

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!