Epirismo

359 palavras 2 páginas
Introdução O empirismo dá valor às experiências. Seu principal representante foi John Locke, ele dizia que a nossa mente é como uma folha em branco, e que o nosso conhecimento é adquirido através de nossas tentativas e erros. Essa teoria ficou conhecida como Tabula Rasa. Ele chegou à conclusão que a experiência é o limite, sendo os sentidos a origem de todos os tipos de idéias. Este sistema filosófico descarta outras formas não científicas (fé, intuição, lendas, senso comum) como forma de geração de conhecimentos.

A Teoria Ao contrario do racionalismo, que privilegia a razão como fonte segura do conhecimento, o empirismo da valor à experiência. Ele acredita nas experiências como únicas e são essas experiências que formam nossas idéias. Teorias não bastam, é necessária a experiência para que um conhecimento seja considerado empírico. O empirismo causou uma grande revolução na ciência, pois graças à valorização das experiências e do conhecimento científico, o homem passou a buscar resultados práticos, buscando o domínio da natureza.

John Locke ia contra a existência de idéias inatas, isto é, idéias que a razão descobre em si mesma independentemente de qualquer experiência. Ele entendia idéias como a realidade percebida pelos sentidos, enquanto o conhecimento seria aquilo que percebemos combinado com outras percepções, representadas na mente pelas ditas idéias, produzindo algo novo. Portanto, o conhecimento nada mais seria que a junção do que já conhecemos, o já percebido, com novas percepções.

A realidade seria percebida pelos sentidos, produzindo: • Sensação: idéias externas que vem a partir dos sentidos • Reflexão: idéias internas, percebidas pela mente.

Tabula Rasa Para Locke, todas as pessoas nascem sem conhecimento algum, a mente é como uma "folha em branco", e todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido através da experiência. O argumento da tabula rasa foi importante não apenas do ponto de vista

Relacionados

  • reformadores da educação
    320 palavras | 2 páginas