epilogo_e_prefacio

7268 palavras 30 páginas
Epílogo e prefácio (um testemunho presencial)
João Bernardo*
Resumo:
O autor mistura recordações do combate político com uma síntese dos resultados a que chegou em algumas das suas obras teóricas, para concluir que o neoliberalismo, ao destruir as instituições intermediadoras dos conflitos sociais, prepara uma nova vaga de lutas muito violentas.
Palavras-chave: Capitalismo; Classe trabalhadora; Conflitos sociais.
Abstract:
Mixing together reminiscences from his political life with a synthesis of the opinions supported in some of his books and articles, the author concludes that neo-liberalism, as it destroyed the institutions intermediating social conflicts, prepares a new era of violent struggles.
Keywords: Capitalism; Working class; Social conflicts.

* Escritor, autor entre outros de Para uma teoria do modo de produção comunista
(1975); Marx crítico de Marx. Epistemologia, classes sociais e tecnologia em “O Capital”,
3 vol. (1977); Capital, sindicato, gestores (1987); Economia dos conflitos sociais (1991 e 2009); Poder e dinheiro. Do poder pessoal ao estado impessoal no regime senhorial, séculos V-XV, 3 vols. (1995, 1997, 2002); Labirintos do fascismo (2003); Democracia totalitária. Teoria e prática da empresa soberana (2004).

João Bernardo

Poucos sabem hoje, ou desejam recordar, mas nós estivemos à beira de vencer.
«Nós», os revolucionários, os anticapitalistas que ao longo da década de 1960 e na primeira metade da década seguinte víamos a nossa força crescer e aumentar a nossa capacidade de acção num impulso que parecia irrefreável. Foi essa a época das lutas autonomistas contra o capitalismo privado e os gestores nos países ocidentais e contra o capitalismo de Estado e a burocracia política nos países de Leste. Começadas aqui e acolá, as greves a que os dirigentes sindicais chamavam “selvagens”, porque resultavam da iniciativa das bases e escapavam ao calendário reivindicativo consagrado, contestavam as burocracias dos

Relacionados