epilepisia

974 palavras 4 páginas
Epilepsia é uma síndrome – conjunto de sinais e sintomas – neurológica determinada por desorganizadas descargas elétricas no cérebro. Essas alterações geram crises – muitas vezes, quase imperceptíveis – que se manifestam de diversas maneiras, de acordo com a área afetada.
Sintomas e Tipos de Crises
A comunicação entre os neurônios se dá por meio de impulsos ou sinais elétricos. Quando esses sinais são transmitidos de maneira irregular, surgem os sintomas da epilepsia. As alterações nas descargas neuronais podem ser localizadas, compreendendo um dos hemisférios cerebrais, ou difusas, quando ambos hemisférios são atingidos. No primeiro caso é originada uma crise parcial, no segundo, uma crise generalizada. Crises recorrentes ou com duração superior a cinco minutos caracterizam uma emergência neurológica e carecem de imediato atendimento médico.
As crises podem ser de diversos tipos, conforme o comprometimento do hemisfério afetado. Um deles é a crise de ausência, quando o indivíduo fica estático e ausente, retornando em seguida, onde tinha parado. Devido a sua curta duração, dificilmente é percebida por familiares.
Crises parciais podem ser simples ou complexas. Nos casos simples, o estado de consciência permanece inalterado. Nas crises parciais complexas o estado de consciência fica alterado, ou seja, a pessoa não consegue interagir com outras e não se lembra do que acontece no período da crise. Estas crises são provocadas por alterações localizadas em qualquer parte do cérebro, e portanto, causar os mais variados tipos de sintomas. Por exemplo, durante uma crise parcial simples a pessoa pode apresentar sensações de formigamento, contrações em um braço ou perna, e outros sintomas. Outros sinais são mal-estar, desconcorto gástrico, medo sem motivo aparente e sensação estranha de familiaridade (dejà vu). Nas crises parciais complexas, a pessoa pode ficar confusa, fazer gestos mecânicos de mastigação e continuar exercendo a tarefa que estava realizando de modo

Relacionados

  • Electroencephalography.
    1556 palavras | 7 páginas
  • epilepsia
    3180 palavras | 13 páginas
  • musculação
    6773 palavras | 28 páginas