Epidemiologia

Páginas: 3 (682 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
O uso dos coeficientes, índices e razões e os indicadores de morbidadeQuando falamos em morbidade, estamos pensando nos indivíduos de um determinado território (país, estado, município, distritomunicipal, bairro) que adoeceram num dado intervalo do tempo, neste território. Define-se a morbidade como o comportamento das doenças e dos agravos à saúde em uma população. A morbidade éfreqüentemente estudada segundo quatro indicadores básicos: a incidência, a prevalência, a taxa de ataque e a distribuição proporcional.
Incidência: a incidência de uma doença, em um determinado local e período, éo número de casos novos da doença surgidos no mesmo local e período. Denota a intensidade com que acontece uma doença numa população e mede a freqüência ou probabilidade de ocorrência de casos novosde doença na população. Alta incidência significa alto risco coletivo de adoecer.      
Coeficiente de = nº de casos novos de determinada doença em dado local e período x 10n  Incidência          napopulação do mesmo local e período
 
 DiscussãoPrevalência: o verbo prevalecer significa ser mais, ter mais valor, preponderar, predominar. A prevalência indica qualidade daquilo que prevalece,portanto, prevalência implica em acontecer e permanecer existindo num momento considerado. O coeficiente de prevalência é mais utilizado para doenças crônicas de longa duração, como hanseníase,tuberculose, AIDS, tracoma ou diabetes. Casos prevalentes são os anteriormente diagnosticados (casos antigos) mais aqueles que foram descobertos posteriormente (casos novos). Portanto, a prevalência é o númerototal de casos de uma doença, novos e antigos, existentes num determinado local e período. A prevalência, como idéia de acúmulo, de estoque, indica a força com que subsiste a doença na população (verfigura 1).  
Coeficiente de = nº de casos de determinada doença em um dado local e período x 10n   prevalência         população do mesmo local e período 
    FIGURA 1 - EVENTOS QUE INFLUENCIAM A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Epidemiologia
  • Epidemiologia
  • Epidemiologia
  • Epidemiologia
  • epidemiologia
  • Epidemiologia
  • epidemiologia
  • Epidemiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!